.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

Português

English

Español

Français

Deutsch

Italiano

Saúde - Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2026

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura inicia mutirão para zerar fila de cirurgias ginecológicas

Ação atenderá gratuitamente mulheres que estão aguardando cirurgia há vários anos


Prefeitura inicia mutirão para zerar fila de cirurgias ginecológicas

A Prefeitura inicia o ano reafirmando o compromisso de melhorar a qualidade de saúde da população. Na manhã desta quarta-feira (07) foi realizada a primeira intervenção cirúrgica do mutirão anunciado pelo prefeito Renan Pontelli para zerar a fila de espera por cirurgias ginecológicas. 

De acordo com a secretária de Saúde, Rosângela Urel, as ações do mutirão foram iniciadas ainda no mês de agosto do ano passado, com o processo para contratação da equipe médica e profissionais de saúde que ficarão responsáveis pelas cirurgias. 

Ao mesmo tempo, a Secretaria de Saúde iniciou a triagem e ordenação das pacientes de acordo com a urgência e gravidade do quadro apresentado. As pacientes na fila de espera passaram a ser chamadas para serem submetidas à nova avaliação médica pré-operatória.

Segundo ela, esse processo demandou mais tempo que o esperado já que grande parte das pacientes estava com os exames vencidos, devido ao tempo de espera, necessitando a atualização e realização de novos exames, ou somente com diagnóstico sem exames complementares e ainda a necessidade de passarem por avaliação cardiológica e avaliação do anestesista.

A prefeitura iniciou nessa quarta-feira as primeiras cirurgias do mutirão, para as pacientes que já foram concluídas as etapas preparatórias, e aptas para intervenção cirúrgica. A primeira paciente atendida foi Luciana De Marque, tinha diagnóstico e indicação cirúrgica desde 2018, mas há aproximadamente um ano dependia de medicação contínua para controle do quadro clínico. Para ela, tão importante quanto a possibilidade de reestabelecer a saúde, eliminando as dores e incômodos, é a perspectiva de melhorar a qualidade de vida.

Rosângela informou que com o início dos procedimentos, novas pacientes estão sendo submetidas à avaliação médica e encaminhadas à cirurgia. O mutirão deverá atender cerca de 30 pacientes por mês, com a expectativa de zerar a fila de espera até o final do 1º semestre.

A secretária de Saúde também destacou a importância da prefeitura promover o mutirão de cirurgias ginecológicas, que é competência do governo estadual. “Apesar de ser uma atribuição do estado, a prefeitura assumiu a responsabilidade de realizar esse mutirão devido ao grande número de mulheres que estão aguardando na fila de espera há vários anos e sem expectativa de ser atendida. Para essas pessoas, o mutirão não é apenas a possibilidade de ter uma vida melhor, é também uma demonstração de respeito e acolhimento”, afirmou Rosangela.

Ela também agradeceu a parceria da Câmara Municipal, através da vereadora Josi, que sensibilizada com a demanda reprimida do município, entrou em contato com o deputado federal Fausto Pinato e viabilizou recurso de R$ 500 mil. Rosângela ressaltou ainda o apoio da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Família, Paula Carneiro Gonçalves, que recebeu essa demanda através de reuniões com mulheres da comunidade e a sensibilidade do prefeito Renan Pontelli, que não mediu esforços para que a ação acontecesse e garantiu a contrapartida necessária para custear o mutirão.

1035 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2025

R$ 113,34

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.