Equipes de alunos do projeto de Robótica são premiadas na Olimpíada Brasileira de Robótica - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Equipes de alunos do projeto de Robótica são premiadas na Olimpíada Brasileira de Robótica

13 de Agosto de 2014 - ENSINO

Por: Assessoria de Comunicação


Galeria de fotos


Equipes de alunos do projeto de Robótica são premiadas na Olimpíada Brasileira de Robótica

Cinco equipes do curso de Robótica estiveram neste sábado em São Bernardo do Campo

Conquistada a fase regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2014, que aconteceu no primeiro semestre deste ano, em São Carlos, onde das oito equipes da rede municipal de ensino de Tupã, cinco passaram para a fase estadual, nesta sexta-feira, dia 8, alunos da EMEF João Geraldo Iori e EMEIEF Governador Mário Covas viajaram até a cidade de São Bernardo do Campo para disputarem, com  equipes, a fase no âmbito estadual. 

As cinco equipes da EMEF  João Geraldo Iori e EMEIEF Governador Mario Covas, pais, professores e gestores da escolas e da SEDUC e o coordenador do Projeto de Robótica Angelo Jorge, participaram do evento realizado no Campus da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI).

A supervisora de atividades municipais, Silvia Ferrari, que acompanhou os alunos, disse que eles tiveram mais uma experiência positiva durante a disputa da fase estadual das olimpíadas em São Bernardo do Campo. “Os alunos têm de operar os robôs sozinhos, sem a ajuda de ninguém. Lá eles têm de mostrar que estão preparados para realizar todos os procedimentos exigidos pela olimpíada. Foram responsáveis, competentes e hábeis com os robôs”.

A diretora de Núcleo Educacional, Marta do Amaral Costa, disse que sob o ponto de vista do ferramental tecnológico para educação, a robótica é uma tecnologia emergente que tem se tornado elemento praticamente obrigatório nas escolas modernas devido à sua possibilidade de atuação em diversas dimensões. “Interessantes experiências demonstram que a robótica pode atuar como inclusora, não apenas digitalmente ou tecnologicamente, mas socialmente, levando alunos a se integrarem de maneira efetiva à sua comunidade escolar e à sociedade. Mais do que isso, a robótica tem sido utilizada como ferramenta para o ensino de conteúdos, tais como ciências, física, matemática, geografia, história e até mesmo português”. 

Duas das equipes de Tupã foram premiadas: melhor escola pública e melhor equipe estreante. O secretário de Educação, Prof. Dr. Marcos Leite, disse que o projeto de robótica possibilita, aos alunos participantes, resultados positivos. “A Olimpíada de Robótica é uma oportunidade para os alunos competirem entre grupos de forma inteligente e aprendendo novas formas de entender algumas disciplinas como é o caso da matemática. Os professores do ensino fundamental da rede municipal notam melhora significativa dos alunos na disciplina de matemática. Isto é uma conquista importante”. 

Marcos Leite complementou que o curso de Robótica é realizado nas escolas Mário Covas, João Geraldo Iori e Odinir Magnani. 

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica. A olimpíada possui duas modalidades que procuram adequar-se

tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

Assim ficou a classificação: No nível 1 do Ensino Fundamental, competiram entre 36 equipes. Eis o excelente resultado:- 

5º lugar - Tuparobôs - 400 pts - tempo 685                                       

6º lugar - Robô Brasil - 400 pts - tempo 730

7º lugar - Robô Ação - 390 pts - tempo 648

8º lugar - Equipe JKMI - 380 pts - tempo 820

9º lugar - Equipe IORI - 350 pts - tempo 602

Campeão: Bazinga

Vice-Campeão: Spectron

Terceiro Lugar: NaipeNX2YZ

Prêmio Robustez:  Warrior bot

Prêmio Dedicação: Marivaldo Degan

Prêmio Elegância: TitanBoot

Prêmio Inovação: Evolution

Prêmio Escola Estreante: Tuparobos – EMEF PROF Jose Geraldo Iori

Prêmio Escola Pública: Robô Brasil – EMEF PROF José Geraldo Iori

Prêmio Escola Privada: SIGMA FR – Colégio São Carlos





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018