Museu de Varpa e Solar participam da 8ª Primavera dos Museus - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Museu de Varpa e Solar participam da 8ª Primavera dos Museus

25 de Agosto de 2014 - SOLAR

Por: Assessoria de Comunicação


Galeria de fotos


Museu de Varpa e Solar participam da 8ª Primavera dos Museus

A primavera dos Museus, que acontece no mês de setembro, vai mobilizar as instituições museológicas de todo país, e para esta 8ª edição o tema abordado é a criatividade. Tupã participa deste evento com dois museus, o Museu Janis Erdberges, do distrito de Varpa e com o Solar Luis de Souza Leão.

Ao propor o conceito de “museu criativo”, o Instituto Brasileiro de Museus elege-o como o principal estímulo à manutenção e ao desenvolvimento de cada museu, na exploração de sua capacidade de inovar-se, modernizar a gestão, diversificar iniciativas, ampliar a presença no território em que se acha inserido e atrair público.

Problemas e desafios se acumulam ao redor dos museus, e é preciso que, de maneira criativa e dinâmica, cada qual encontre um caminho seguro para avançar sempre positivamente.

Assim, a prefeitura da Estância Turística de Tupã, por meio da Secretaria da Cultura, promove a partir do dia 22 até o dia 28 de setembro uma exposição especial com fotografias antigas com tema “Flores”, no Museu Janis Erdberges, no distrito de Varpa, além de visitas monitoradas. Praticamente no mesmo período, 22 à 29 de setembro, o Solar Luis de Souza Leão estará com oferecendo visitas monitoradas por todos os cômodos da casa, além de palestras no salão de jogos. Estas são algumas das atividades previstas para o “8ª Primavera dos Museus”.

Para o secretário da Cultura, Charles dos Passos, a importância cultural gerada por  evento desse porte  é primordial para o crescimento dos próprios museus. “A 8ª Primavera dos Museus é um acontecimento relevante para o intercâmbio de experiências e conhecimentos. Prenunciam resultados a serem partilhados pelo campo brasileiro, na certeza de que o museu deve reinventar-se permanentemente, a fim de cumprir seus objetivos na vida dos cidadãos, da sociedade e do país”, comenta.

 

Entenda o que é o museu criativo.

O que seria, na realidade, um museu criativo? Será aquele que investe na sensibilidade e na inteligência de suas equipes, busca incorporar colaborações diferenciadas e experimenta possibilidades inéditas de sustentabilidade e expansão, aprimorando a missão cultural e sua filosofia social. Certamente, é o museu que se instrumentaliza para vencer obstáculos e ultrapassar limites, agindo de modo inventivo e instigante, na perspectiva do amanhã.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018