Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Sexta-feira, 24 de Julho de 2015

Prefeitura investe R$ 2;*1 milhões na compra de maquinários e veículos

"

Com o objetivo de garantir a melhoria dos serviços prestados à população e reduzir os gastos com locação e manutenção dos equipamentos;* a prefeitura de Tupã está investindo R$ 2 milhões e 158 mil na aquisição de novos maquinários e equipamentos que irão beneficiar diversas secretarias.

Serão adquiridos 2 caminhões Iveco;* 4 carrocerias caçamba basculante;* 2 caminhões;* 2 coletores compactadores de lixo e 1 motoniveladora. A prefeitura vai adquirir também 1 retroescavadeira;* 2 caminhões Cargo e 1 máquina para pintura de sinalização viária.

Os recursos para o investimento foram viabilizados através de financiamento junto ao Programa de Intervenções Viárias (Provias);* que oferece linha de crédito com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);* com objetivo específico de financiar a aquisição de máquinas e equipamentos.

O vice-prefeito Thiago Santos;* que articulou e viabilizou a liberação dos recursos junto ao governo federal;* explicou que por ser subsidiado pelo BNDES;* o programa oferece baixo custo financeiro;* através de taxas reduzidas e prazo dilatado para a quitação do financiamento.

Segundo Thiago;* os novos investimentos não deverão impactar as finanças municipais;* já que a prefeitura terá seis meses de carência e quatro anos de prazo para efetuar o pagamento.

Ele informou também que a prefeitura já assinou o convênio junto a Secretaria do Tesouro Nacional;* através da Caixa Econômica Federal e BNDS e agilizou o processo licitatório para a compra dos maquinários. Para a conclusão do processo será necessário apenas atender algumas exigências de documentação;* mas a previsão é que os equipamentos possam ser entregues no prazo de 30 a 60 dias.

O vice-prefeito destacou ainda que Tupã foi um dos primeiros municípios atendidos pela regional da Caixa Econômica Federal de Presidente Prudente a assinar o convênio do Provias. “Poucos municípios conseguem recursos junto ao Tesouro Nacional;* e esta conquista de Tupã mostra o prestígio que temos nas esferas superiores do governo;* mesmo em tempos de crise financeira;* buscamos uma saída para melhorar nossa cidade"" enfatizou Thiago.

Para Thiago;* além de tornar a máquina administrativa mais eficiente;* a aquisição dos novos maquinários possibilitará à prefeitura uma economia de cerca de R$ 1;*5 milhão por ano;* apenas com manutenção e locação de equipamentos.

Já o prefeito Manoel Gaspar;* afirmou que a aquisição dos novos maquinários representa uma conquista histórica;* já que representa a maior aquisição de equipamentos de grande porte na história de Tupã. “Nunca na história da cidade a prefeitura adquiriu tantos maquinários de grande porte como agora. E essa conquista só foi possível graças ao trabalho do vice-prefeito Thiago;* que juntamente com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente;* Renan Pontelli e a equipe responsável pelos convênios;* trabalhou arduamente por mais de dois anos nesse projeto e cuidou pessoalmente para viabilizar essa conquista. Vale destacar que Tupã foi a primeira entre as mais de 100 cidades atendidas pela Superintendência Regional da Caixa Federal de Presidente Prudente a assinar este tipo de convênio”;* parabenizou.

Gaspar lembrou também que a aquisição dos novos maquinários ajudará a minimizar um dos principais problemas da prefeitura;* que é o sucateamento dos equipamentos. “Além de prejudicar o atendimento às demandas da cidade e às necessidades população;* a precariedade dos maquinários da prefeitura também traz prejuízos aos cofres da prefeitura. Para se ter uma idéia do tamanho do problema;* nossa estimativa é que a prefeitura gaste atualmente cerca de R$ 200 mil por mês só com manutenção dos equipamentos”.

Para o chefe do Executivo os investimentos na frota também ajudarão a reduzir as despesas da prefeitura com a locação de equipamentos. Gaspar citou como exemplo;* o serviço de coleta de lixo;* que voltou a ser realizado pela prefeitura.

Segundo ele;* ao assumir a coleta de lixo;* que antes era realizada por uma empresa contratada;* a prefeitura garantiu uma economia de R$ 300 mil a R$ 400 mil por mês. Mas para oferecer um serviço de qualidade à população;* a prefeitura reformou um antigo caminhão;* que foi adquirido ainda na gestão anterior de Gaspar e alugou outros três caminhões de lixo.

“Com a aquisição de dois novos caminhões através do Provias;* vamos poder devolver dois dos veículos alugados;* gerando economia para o município. E futuramente vamos receber outro caminhão novo;* liberado ano passado pelo deputado federal Bruno Covas. Quando esse caminhão chegar;* vamos ter o número suficiente de veículos para atender a população sem a necessidade de locar mais nenhum caminhão;* aumentando ainda mais a economia para os cofres municipais”.

Gaspar afirmou ainda que a aquisição dos novos equipamentos reafirma o compromisso da administração em melhorar a qualidade de vida da população. “A prioridade do nosso governo é o bem estar da comunidade. E com a aquisição de novos maquinários será possível economizar grandes recursos e investir em outros setores e serviços;* melhorando o atendimento aos tupãenses e a qualidade de vida no nosso município;* finalizou”.

"