Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Sexta-feira, 29 de Abril de 2016

Procon de Tupã orienta consumidor para as compras do Dia das Mães

O dia das Mães é uma data comemorativa que movimenta ainda mais o comércio. Como já é de costume;* as pessoas procuram presentear as mães da melhor forma;* mas muitas vezes encontram dificuldades na escolha do presente.

É importante o consumidor estabelecer critérios e fazer pesquisas sobre as opções de presentes;* para encontrar os melhores produtos com melhores preços. Para ajudar nas compras e evitar problemas;* o Procon de Tupã dá algumas dicas para os consumidores.

Tão importante quanto acertar no presente das mães;* é sair às compras sabendo o que realmente deseja comprar. Pesquise os preços e prefira o pagamento à vista. Nos tempos de crise econômica é importante que a população não se endivide.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e coordenador do Procon de Tupã;* Clóvis Saito;* devido à crise econômica;* os consumidores devem ficar atentos às promoções do comércio e das lojas virtuais neste Dia das Mães.

“Os consumidores precisam estar atentos para não encontrar problemas na hora das compras. Além disso;* é importante que a população saiba dos seus direitos. O trabalho do Procon é conscientizar os fornecedores sobre a obrigatoriedade de informar os preços e condições de venda”;* relatou.

Clóvis ainda afirma que os consumidores devem exigir a nota fiscal;* pois em caso de defeito ou troca;* será necessário. “Verifique sempre se há possibilidade de troca do presente;* porque cada empresa decide se realiza a troca ou não;* pois se o produto não apresentar defeito;* a loja não é obrigada a efetuar a troca. Não se esqueça de exigir a nota fiscal”;* disse.

No caso dos produtos com defeito;* o consumidor deve procurar a loja ou o fabricante do produto para informar seu problema. “Em casos de defeitos o consumidor deve procurar o estabelecimento da compra. Os lojistas ou fabricantes têm o prazo de 30 dias para sanar o problema do produto;* caso o problema não seja resolvido;* o consumidor deverá optar pela substituição do produto por outro da mesma espécie;* em perfeitas condições de uso”;* explicou.

O coordenador do Procon local ainda orienta a população a se atentar nas formas de pagamento. O fornecedor deverá informar na mercadoria os dois preços;* o total à vista e as parcelas;* além dos juros nas parcelas.

“O preço à vista para pagamentos em dinheiro deve ser o mesmo para cartão de crédito e de débito. Por isso;* o lojista não pode diferenciar o valor da mercadoria. Vale ainda ressaltar que os estabelecimentos comerciais não são obrigados a aceitar cartão de crédito como forma de pagamento”;* disse.

Clóvis finalizou orientando os consumidores a dar preferência para sites conhecidos. “Para as compras feitas pela internet é necessário sempre se atentar. Nem todos os sites são confiáveis;* por isso;* escolha sites conhecidos. Em casos de compras realizadas pela internet;* o direito de arrependimento pode ser de sete dias e só acontece nas compras realizadas em domicílio;* telefone ou catálogo;* ou seja;* toda vez que o consumidor não tiver contato físico com o produto”;* explicou.

Mais informações ou orientações podem ser obtidas no Procon de Tupã;* que fica na Praça da Bandeira 291;* ou pelo telefone 3441-5395. O atendimento é de segunda a sexta-feira;* em novo horário;* das 7 às 12 horas.