Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Sábado, 13 de Julho de 2013

Empresários já podem abrir sua própria empresa de forma mais rápida

Medida de iniciativa do prefeito Manoel Gaspar facilitará a abertura de empresas

Os empreendedores que desejam abrir sua empresa já poderão se dirigir até a Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* através da Central de Atendimento e requisitar seu certificado. A diretora da Central de Atendimento;* Elisandra Bugalho Prieto;* disse que a medida para abertura de uma empresa de forma menos burocrática trará resultados positivos. “O empresário se sentirá mais a vontade e menos complicado para ter sua própria empresa formalizada”.

Elisandra disse que no dia 1;* entrou em vigor o Decreto 7.164 que tem como objetivo a desburocratização na abertura de firmas na cidade. A partir desta sexta-feira;* dia 12;* o sistema para emissão do certificado de cadastro e funcionamento provisório já esta em funcionamento. Com isso;* os novos empreendedores terão o prazo de 180 dias para conseguir o alvará definitivo. Antes;* havia uma demora de até 6 meses para a realização desse processo.

Com o projeto um novo sistema será criado e o empresário vai sair;* no ato da inscrição;* com um certificado de regularidade mobiliaria e alvará provisório;* e a Prefeitura também poderá tributar a empresa. Antes do Decreto;* não poderia tributar firmas que não tinham o alvará de funcionamento.

Hoje;* além de facilitar a abertura de firmas o decreto também trará mais recursos para a cidade. Interessados em esclarecer dúvidas podem procurar o setor de finanças ou de tributação na Prefeitura. O prefeito Manoel Gaspar;* disse que a medida beneficia as pessoas que deseja abrir sua própria empresa. “O poder público tem o dever de tornar os serviços públicos mais eficientes;* ágeis e mais modernos;* sem muita burocracia”.