Secretaria de Cultura leva a magia da contação ao CrÁs Sul - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Secretaria de Cultura leva a magia da contação ao CrÁs Sul

16 de Julho de 2013 - Secretaria de Cultura

Por: Assessoria de Comunicação


Galeria de fotos


Esta sendo finalizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Sul) de Tupã o Eixo Pluralidade Cultural, com os adolescentes em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Tupã através da Secretaria Municipal de Cultura. O trabalho em conjunto abordou diversos temas, e amanhã dia 17 de Julho mais uma atividade será desenvolvida pela Secretaria de Cultura. A contadora de histórias Marcinha Moreira se apresentará amanhã levando a magia da contação para os adolescentes que freqüentam o Crás Sul.

Durante séculos, a arte de contar histórias foi cultivada por diversas comunidades ao redor do mundo, e ainda hoje nos fascinam os contos, fábulas, lendas e causos de todos os povos. 

Cada cultura desenvolveu um jeito diferente de contar suas histórias de viagens por lugares que conheceu ou sonha conhecer, recheando de personagens instigantes que povoam nosso imaginário e nos dão asas para voar pelo mundo, como as grandes epopéias gregas, as Gueixas no Japão, as histórias milenares que exercem grande influência na literatura africana moderna,  as fábulas alemãs, francesas, chinesas e as lendas e mitologias dos povos indígenas...

O contar e ouvir histórias remete a essa prática histórica da oralidade, proporcionando aos ouvintes uma oportunidade para desenvolver a imaginação, enriquecer o vocabulário e completar experiências. 

A contação de histórias é um instrumento muito importante no estímulo à leitura, desenvolve a linguagem, é um passaporte para escrita, despertando o senso crítico e principalmente faz as pessoas sonhar. 
Os contadores de histórias são os mediadores desse processo, e tem uma tarefa muito importante que é de envolver o indivíduo na história dando vida aos sonhos, o despertando as emoções e transportando para o mundo da fantasia. 
Quem conta histórias cria e recria maneiras de chegar ao universo paralelo entre o real e o sonho, aproxima à pessoa do mundo da leitura consolidando a fantasia que é a maneira mais doce de se ver a realidade. Uma boa história encanta qualquer pessoa, principalmente a criança ainda mais por estar em fase de formação, enchendo sua "cachola" de informações. E tem o poder de transformar um instante comum em algo inesquecível.

“Ser contadora é mais que uma arte é um dom, e todos temos essa arte dentro de nós, basta acordarmos nosso imaginário, e desperta em nós mesmo o mundo mágico da fantasia, foi com grande emoção que recebi o convite da Secretaria para ir levar essa arte ao Crás, sei que lá tem muitas histórias a serem despertadas dentro dos freqüentadores daquele espaço.” Comentou a contadora Marcinha Moreira.

“ Levar estas atividades ao Crás foi uma satisfação muito grande para a secretaria de Cultura, pois é uma pequena parcela na ajuda da transformação destes jovens que são realmente o futuro, o nosso amanhã”Finalizou o Secretario de Cultura Charles dos Passos

 

 





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018