Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Segunda-feira, 18 de Julho de 2016

Sala do Empreendedor emite mais de 60 alvarás definitivos em um mês

Inaugurado no dia último dia 14 de junho;* como mais um instrumento de incentivo ao desenvolvimento local;* a Sala do Empreendedor já se consolida como um importante aliado do empresariado local.

Criado pela prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* em parceria do Sebrae;* Sindicato dos Escritórios de Contabilidade (SESCON) e Empreender Júnior da UNESP;* a Sala do Empreendedor auxilia e agiliza processos de abertura;* alteração ou encerramento de empresas;* contribuindo para desburocratizar os procedimentos.

De acordo com as informações;* no primeiro mês de atividades os agentes de desenvolvimento realizaram em média 15 atendimentos diários. E em pouco menos de um mês de atividades a Sala do Empreendedor já garantiu a emissão de mais de 60 alvarás definitivos;* uma média de quase 3 alvarás por dia.

O tempo de expedição do documento também tem agradado os empresários já que se não houver nenhum problema na documentação o alvará é expedido no prazo de até 5 dias.

Para garantir a agilidade e eficiência nos atendimentos;* a Sala do Empreendedor mantém à disposição dos empresários os escritórios contábeis uma equipe especializada;* formada por 2 agentes de fiscalização e de desenvolvimento que foram capacitados pelo Escritório Regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Marília.

Funcionamento da Sala do Empreendedor

O objetivo da Sala do Empreendedor é oferecer em um único local todas as informações sobre abertura;* alteração;* encerramento de uma empresa. Um dos grandes diferenciais do novo atendimento é implantação da consulta prévia;* que informa ao interessado a possibilidade ou não de instalar sua empresa em determinado local;* de acordo com o zoneamento previsto no Plano Diretor municipal.

Com esta ação;* o empresário deixa de investir em áreas proibidas;* pois terão informações sobre o que a lei permite para exercer determinadas atividades nos locais informados pelo contribuinte;* evitando assim;* a perda de investimentos em equipamentos;* aluguel e a abertura de empresa em locais não permitidos.

A Sala do Empreendedor também capacita os empresários e ainda fornece informações e orientações sobre outros procedimentos necessários à abertura de empresas como a liberação do AVBC (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e licenças da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Vigilância Sanitária.

A nova sistemática de trabalho melhorou consideravelmente o atendimento aos empresários. Antes da instalação da Sala do Empreendedor;* o microempreendedor procurava orientações no Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE/Sebrae) e era encaminhado aos escritórios contábeis para a formalização do seu negócio.

A grande dificuldade era que entre a solicitação de abertura da empresa até a expedição do alvará;* o próprio interessado era obrigado a percorrer diversos departamentos e repartições;* como a Central de Atendimento;* Vigilância Sanitária;* Fiscalização;* Secretaria de Planejamento;* o que tornava o processo burocrático e moroso.

Já com a implantação da Sala o interessado já obtém praticamente todas as informações no próprio local. Outro avanço é que antes o processo físico tramitava na Central de Atendimento;* Vigilância Sanitária;* Diretoria de Apoio Técnico;* Tributação;* Fiscalização de Rendas;* até chegar à Secretaria de Planejamento.

Com a Sala do Empreendedor o trâmite do processo é on-line e simultâneo;* ou seja;* todos os departamentos têm contato com o processo ao mesmo tempo;* o que agilizou o prazo para expedição do alvará;* além de gerar economia para a Prefeitura.

Mais informações sobre a Sala do Empreendedor podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* localizada na avenida Tapuias;* 907;* ou pelo telefone 3441-4273.