Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Segunda-feira, 31 de Outubro de 2016

Sala do Empreendedor já recebeu mais de 350 pedidos de empresas

Inaugurado no último mês de junho;* como mais um instrumento de incentivo ao desenvolvimento local;* a Sala do Empreendedor já se consolida como um importante aliado do empresariado local.

Criado pela prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* em parceria do Sebrae;* Sindicato dos Escritórios de Contabilidade (SESCON) e Empreender Júnior da UNESP;* a Sala do Empreendedor tem contribuído para auxiliar e agilizar processos de abertura;* alteração ou encerramento de empresas;* contribuindo para desburocratizar os procedimentos.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico;* Clóvis Saito;* em pouco mais de 4 meses de funcionamento;* os agentes de desenvolvimento já receberam mais de 350 pedidos de empresas. Além de finalizar 300 pedidos de abertura e alteração de empresas;* a Sala do Empreendedor também conta com outros 53 pedidos em andamento;* aguardando documentação.

“O objetivo da Sala do Empreendedor é oferecer em um único local todas as informações sobre abertura;* alteração;* encerramento de uma empresa. Um dos grandes diferenciais do novo atendimento é implantação da consulta prévia;* que informa ao interessado a possibilidade ou não de instalar sua empresa em determinado local;* de acordo com o zoneamento previsto no Plano Diretor municipal”;* afirmou.

Segundo Clóvis;* com o acompanhamento da Sala do Empreendedor;* o empresário não corre o risco de investir em áreas proibidas;* pois terão informações sobre o que a lei permite para exercer determinadas atividades nos locais informados pelo contribuinte;* evitando assim;* a perda de investimentos em equipamentos;* aluguel e a abertura de empresa em locais não permitidos.

“A Sala do Empreendedor também capacita os empresários e ainda fornece informações e orientações sobre outros procedimentos necessários à abertura de empresas como a liberação do AVBC (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e licenças da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Vigilância Sanitária”;* informou.

Já o prefeito Manoel Gaspar acredita que a Sala do Empreendedor melhorou consideravelmente o atendimento aos empresários. Segundo ele;* antes da instalação do espaço;* o microempreendedor era obrigado a procurar orientações no Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE/Sebrae) e era encaminhado aos escritórios contábeis para a formalização do seu negócio.

“A Sala do Empreendedor vem cumprindo com seu papel;* que é justamente facilitar e agilizar o trâmite para abertura ou mudanças de empresas;* desde a entrada do pedido até a emissão do alvará definitivo. Todos os departamentos estão interligados com acesso on-line;* sem a necessidade de tramitação do processo físico;* o que gera economia para a Prefeitura e para o empresário”;* avaliou Gaspar.

O chefe do Executivo lembrou ainda que ainda que a Sala do Empreendedor também atua de forma integrada com outros setores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico;* como Posto de Atendimento ao Empreendedor;* mantido em parceria com o Sebrae;* Banco do Povo e Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). “Dessa forma;* além de agilizar a abertura ou alteração na sua empresa o empresário tem acesso aos outros serviços oferecidos pela prefeitura;* como os financiamentos do Banco do Povo;* às consultorias e cursos do Sebrae e as ofertas de mão de obra para atender às suas necessidades”;* finalizou Gaspar.

Mais informações sobre a Sala do Empreendedor podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* localizada na avenida Tapuias;* 907;* ou pelo telefone 3441-4273.