Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Quarta-feira, 23 de Novembro de 2016

Procon de Tupã dá dicas para as compras no Black Friday

"

Conhecida mundialmente como uma ação promocional que oferece grandes descontos em diversos produtos de várias lojas do comércio;* incluindo o virtual;* a Black Friday é realizada sempre na última sexta-feira do mês de novembro;* que neste ano cairá no próximo dia 25.

Para garantir que os consumidores não tenham prejuízos durante a compra;* o Procon de Tupã dá algumas dicas para os clientes. Segundo Clóvis Saito;* secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e coordenador do Procon de Tupã;* muitos consumidores esperam essa data para adquirirem produtos como eletrônicos;* eletrodomésticos e até roupas por um preço mais acessível.

Porém;* os clientes devem estar sempre atentos aos preços;* formas de pagamentos e principalmente a reputação das lojas físicas ou sites;* para evitar possíveis fraudes.

“Em casos de lojas online;* a dica é para que o consumidor observe as condições de entrega e o valor do frete. Muitas vezes o preço exibido não inclui o custo de envio e sempre aconselhamos também que ao cliente sempre exigir nota fiscal e guardar os comprovantes tanto nas lojas online;* quanto físicas”;* disse.

Clóvis ressaltou que é imprescindível fazer uma lista do que deseja comprar e pesquisar preços;* além de se atentar também às formas de pagamento.

Segundo o secretário;* todo o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) estará vigiando as possíveis irregularidades para evitar que os consumidores caiam em golpes;* além das práticas enganosas que possam induzir os consumidores ao erro. Muitas vezes a pressa e a tentação de comprar aquele produto tão sonhado pode trazer prejuízos ao consumidor.

De acordo com Clóvis Saito;* o consumidor tem o prazo de 7 dias para desistir da compras feitas fora do estabelecimento comercial;* ou seja;* pela internet;* telemarketing;* telefone;* domicílio ou catálogos. O prazo começa a contar a partir de seu recebimento.

“Já para as lojas físicas;* a troca de produto sem defeito só será feita se a loja permitir. Em caso de defeito;* algumas empresas dão um prazo de 24h ou 48h de cortesia;* mas há o serviço de assistência técnica que pode resolver qualquer problema. Em último caso;* o consumidor precisa entrar em contato com o fabricante. Por isso é importante conferir e testar produtos nas lojas físicas antes de finalizar a compra”;* explicou.

O coordenador do Procon recomenda que os consumidores consultem a lista de sites não indicados que estão disponíveis no site: www.procon.sp.gov.br e o site https://www.reclameaqui.com.br. “Nesses sites os consumidores terão acessos aos fornecedores e produtos que mais dão problemas”;* completou.

O secretário finalizou ressaltando que no caso de dúvidas ou problemas;* o cliente deve ligar para órgãos de defesa do consumidor. O Procon-SP contará com atendimento em tempo real aos consumidores durante as 24 horas da Black Friday.

Todas as reclamações fundamentadas geradas durante a Black Friday serão encaminhadas para a Diretoria de Fiscalização da Fundação PROCON de SP. O Procon de Tupã atende de segunda a sexta-feira;* das 7h às 12h;* na Praça da Bandeira 291. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3491-5395.

"