Saúde participa de encontro do projeto “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil” - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Saúde participa de encontro do projeto “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”

09 de Novembro de 2017 - SAÚDE

Por: Assessoria de Comunicação


Saúde participa de encontro do projeto “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”

A Secretaria Municipal de Saúde, sendo representada por profissionais de saúde da Atenção Básica, do NASF e pela Dra Rose Chiaradia, membro do comitê de aleitamento materno, participam nesta semana do encontro "Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB)”, promovido no município de Assis.

De acordo com a enfermeira responsável pela atenção básica, Simone Veronez Bauer, a EAAB é uma ação que visa aprimorar as competências e habilidades dos profissionais de saúde da Atenção Básica.

“Essa capacitação visa fortalecer as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e a alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos de idade”, explicou.

Além da participação dos técnicos da atenção básica de Tupã e Assis, também acompanham a ação os representantes das unidades de saúde do município de Candido Mota.

“Esse encontro promove o dialogo para a implantação de estratégias a fim de produzir mudanças positivas nos indicadores de aleitamento materno e alimentação complementar das crianças menores de dois anos de idade, contribuindo para o pleno desenvolvimento infantil das crianças”, completou.

A oficina, que vem sendo realizada na Unesp de Assis, segue até sexta-feira (10), onde profissionais da saúde serão capacitados e orientados para a implementação da EAAB em Tupã.

 

Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB)

Lançada em 2012, a EAAB é resultado da integração de duas ações importantes do Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), que se uniram para formar essa nova estratégia, que tem como compromisso a formação de recursos humanos na atenção básica.

A base legal adotada para a formulação da estratégia são políticas e programas já existentes como a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) , a Política Nacional de Aleitamento Materno (PNAM) e a Rede Cegonha .

A estratégia é normatizada pela Portaria nº 1.920, de 5 de setembro de 2013, e é baseada na formação de tutores, que são profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e que tem como atribuição a implementação na UBS em que atuam.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018