Projeto da educação ensina sustentabilidade para crianças do Segundo Turno - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Projeto da educação ensina sustentabilidade para crianças do Segundo Turno

09 de Novembro de 2017 - EDUCAÇÃO

Por: Assessoria de Comunicação


Projeto da educação ensina sustentabilidade para crianças do Segundo Turno

Quem passa em frente ao Projeto Segundo Turno Nossa Senhora da Paz se depara com uma horta diferente, feita de forma sustentável e desenvolvida por meio do mais novo projeto da Secretaria Municipal da Educação, que atua

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Mauro Guerra, o projeto “Horta Educativa Sustentabilidade com Arte”, foi desenvolvido como parte do processo de aprendizagem dos alunos de 6 a 14 anos, tendo como principal objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis.

“A Horta Educativa é um trabalho desenvolvido pelos alunos do Projeto Segundo Turno, coordenados pela professora Marlene Aparecida Ramos, que é graduada em Pedagogia/Artes e especialista em Psicopedagogia Educacional, Educação Musical e Ensino de Artes e Educação Especial e Inclusiva. Este projeto vem com a finalidade de ensinar as crianças do projeto sobre a sustentabilidade pelo ponto de vista da arte”, contou.

Segundo Guerra, a Horta Educativa tornou-se um instrumento de educação ambiental que atuou e atua de forma interdisciplinar. Tendo como base criar nas crianças uma responsabilidade ambiental.

“O projeto mostra, através da vivência da criança, que a natureza deve ser compreendida como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente das transformações do mundo em que vive, e por isso a necessidade de conscientizar nossos pequenos a sempre procurar preservar nossa maior riqueza”, frisou.

O secretário afirmou ainda que por meio do projeto foi possível estimular o diálogo e as discussões sobre os diferentes conteúdos curriculares que na maioria das vezes serviram de temas importantes para levar a se estudar com mais profundidade em sala de aula.

“A diversidade foi abordada em cada etapa dos trabalhos, de diferentes formas, partindo, por exemplo, de uma sensibilidade estética a respeito das diferenças de cores formato, tamanhos e texturas, estimulando a percepção e participação ativa dos alunos de como a natureza se desenvolve ao longo do tempo. Esse foi sem dúvida um trabalho de conscientização em diversos aspectos, que levou as crianças a reflexões sobre a importância da natureza, dos aspectos que envolvem toda relação do ser humano com seu mundo. Projetos pontuais como a Horta Educativa, terão maior apoio da Secretaria da Educação, que também considera como importante ponto de partida do aprendizado o despertar da curiosidade das crianças”, finalizou.

Hoje os Projetos Segundo Turno da Secretaria da Educação passam por uma reformulação, onde procura estimular ainda mais os efeitos positivos da aprendizagem, se adequando as necessidades de cada aluno. 





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018