Prefeitura oferece doses padrão da vacina contra febre amarela em PSF’s - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Prefeitura oferece doses padrão da vacina contra febre amarela em PSF’s

16 de Fevereiro de 2018 - SAÚDE

Por: Assessoria de Imprensa


Prefeitura oferece doses padrão da vacina contra febre amarela em PSF’s

O aumento de casos de febre amarela em macacos e humanos em todo Brasil tem preocupado moradores. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde mantém as ações preventivas e de rotina para evitar que a doença surja na cidade.

A vacinação contra Febre Amarela sempre fez parte do esquema vacinal dos moradores, podendo ser facilmente encontrada nas Unidades de Saúde. Apenas em janeiro, foram aplicadas 458 doses completas da vacina gratuitamente.

 De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina é considerada a forma mais importante de prevenir a doença. Em Tupã, a dose sempre fez parte do esquema vacinal dos moradores, o que reflete no fato de que no município não existem registros de Febre Amarela em seres humanos ou animais.

Devido às ações de combate e prevenção realizadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, que estão controlando a doença no município, o Ministério da Saúde ainda não apontou a necessidade de realizar uma Campanha de Vacinação contra a doença em Tupã.  

O secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, conta que até o momento, a secretaria não recebeu informações sobre a necessidade de realizar a campanha.

“A procura pela dose tem crescido e a maioria dos que procuram estão passando as férias em Tupã ou moram no município há pouco tempo e ainda não estão em dia com a carteira de vacinação”, explicou o secretário.

Cabe ressaltar que todas as doses aplicadas nos postos de saúde são completas e não fracionadas, como as que estão sendo aplicadas nas campanhas de vacinação. Uma vez tomada a dose completa, não é necessário repetir a vacina.

 

Quem pode tomar a vacina

 

Podem ser vacinadas crianças a partir dos nove meses até adultos com 59 anos 11meses e 29dias. As gestantes, lactantes, idosos, pessoas que vivem com o HIV, que terminaram o tratamento de quimioterapia e radioterapia devem procurar orientação médica antes de tomar a vacina.  

 

Surto da doença no Brasil

 

Entre dezembro de 2016 e agosto de 2017, 777 casos foram confirmados e 261 pessoas morreram em decorrência da febre amarela. O Ministério da Saúde informou que com as ações de prevenção, como o controle de vetor, capacitação de profissionais de saúde e intensificação das ações de vigilância de epizootias, atualmente o Brasil já está livre do recente surto.

 Além disso, o Ministério da Saúde enviou aos estados 36,7 milhões de doses da vacina, tanto para a rotina de vacinação como para o reforço nos estados afetados pelo surto.  Vale lembrar que a febre amarela é uma doença transmitida pela picada de mosquitos transmissores, como o Aedes aegypti, e que a vacina é a principal forma de evitar transmissão, porém medidas de combate ao vetor evitando a proliferação do mosquito também devem ser adotadas.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018