Ano letivo da UNIVESP tem início a partir de segunda-feira (26) - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Ano letivo da UNIVESP tem início a partir de segunda-feira (26)

23 de Fevereiro de 2018 - EDUCAÇÃO

Por: Assessoria de Imprensa


Ano letivo da UNIVESP tem início a partir de segunda-feira (26)

Na próxima segunda-feira (26) tem início o ano letivo da Universidade Virtual de São Paulo – Univesp. Os cursos são ofertados na modalidade à distância, com encontros presenciais a cada quinze dias no núcleo da FEPASA.

 Com recursos municipais, o Governo de Tupã investiu no local para receber os alunos com qualidade. Foram efetuadas as reformas necessárias, como por exemplo, a montagem de um laboratório de informática com 50 computadores com acesso à internet, secretaria e sala de estudos.

A prefeitura disponibilizará também um coordenador do polo, que será um professor efetivo do município. Entretanto, de acordo com o secretário municipal de Educação, Mauro Guerra, a contratação de professores é feita pela própria UNIVESP.

“As disciplinas são desenvolvidas por professores especializados vinculados às universidades públicas ou a outras universidades renomadas do estado, como NESP, USP e Fatec. A escolha é feita pela própria UNIVESP sem interferência do município”, acrescentou.

Para o polo da UNIVESP em Tupã, foram oferecidas 50 vagas para os cursos de Pedagogia, Licenciatura em Matemática, Engenharia da Computação e Tecnólogo em Gestão Pública.

O secretário municipal de Educação, Mauro Guerra, destacou que a Universidade é mais uma grande conquista para a educação do município.

“A UNIVESP veio para agregar ainda mais a Educação de Tupã e faz parte das conquistas que a administração atual já alcançou como o aumento no número de vagas e ampliações das creches municipais, a renovação da frota do transporte escolar e as reformas e ampliações nas creches, que estão em andamento”, disse Mauro.

Vale ressaltar que o núcleo FEPASA está localizado na Avenida Tapuias (antigo armazém Ferroviário).

O que é estudar a distância na UNIVESP

Os cursos da UNIVESP são ofertados na modalidade à distância. Isto permite

superar as questões de ida a uma instituição de ensino presencial em dias e horários pré-determinados, o que, com muita frequência, impede várias pessoas de obter uma formação superior.

 Na educação a distância há flexibilidade de horário para cursar as disciplinas e isto pode ser feito em qualquer ambiente escolhido pelo aluno. Entretanto, esta flexibilidade não pode ser confundida com menor exigência.

Para acompanhar um curso a distância, são necessárias competências

especiais que muitos estudantes precisam desenvolver. É necessário ter

autodisciplina já que é o próprio aluno que estabelece a maior parte de

seus horários de estudo; é necessário ter autonomia pois na maior parte do tempo ele realiza autoestudos; é necessário ser organizado pois ele precisa planejar a sua semana para que o tempo dedicado aos estudos seja compatível com as solicitações do curso.

A oferta dos cursos da Univesp segue um projeto pedagógico no qual a matriz

curricular está organizada em semestres para a matrícula do aluno, mas cada semestre está dividido em dois bimestres. Assim, a cada bimestre, o aluno cursa um número de disciplinas, realiza as atividades previstas e ao final do bimestre se submete às provas presenciais.

As disciplinas são desenvolvidas por professores especializados vinculados

às universidades públicas ou a outras universidades renomadas do estado e em seguida, preparadas por uma equipe multidisciplinar para a sua oferta em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

No AVA são disponibilizados roteiros de aprendizagem aos estudantes,

com links para leituras nas bibliotecas digitais disponíveis, textos ou materiais

didáticos e videoaulas, com os professores ou outros especialistas e atividades de aprendizagem e de avaliação.

O estudante é acompanhado por tutores que desempenham, primordialmente,

o papel de facilitadores, condutores e mentores do processo de aprendizagem, ou seja, em todas as atividades que compreendem o espaço virtual e presencial de determinado curso.

Merece destaque nos cursos, a proposta pela qual, a partir de temas centrais

são elaboradas situações e/ou problemas a serem estudados nas distintas disciplinas por meio de projetos colaborativos.

O aluno será acompanhado por um tutor virtual durante o curso e comparecerá, no período noturno, ao polo presencial para realizar as provas ou as atividades em grupo, quando solicitadas pelo tutor. (Fonte: Manual do Candidato – UNIVESP).





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018