Cuidados com solo ajudam a preservar estradas rurais - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Cuidados com solo ajudam a preservar estradas rurais

01 de Março de 2018 - AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Por: Assessoria de Imprensa


Cuidados com solo ajudam a preservar estradas rurais

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está orientando os produtores rurais a realizarem terraceamento (curvas de níveis), em suas propriedades.

A medida pode evitar perda de solo nutrido durante períodos chuvosos ou em caso de erosão, além de ajudar a diminuir os transtornos e estragos que a chuva traz para estradas rurais.

As curvas de níveis consistem na construção de canais ou aterros que auxiliam no escoamento da água da chuva. A construção de terraços pode reduzir as perdas de solo em até 80% e de água em até 100%.

De acordo com o engenheiro agrônomo da secretaria, Jorge Gonçalves, chuvas em excesso provocam o deslocamento de minerais presentes na superfície do solo. “Os minerais são transportados para camadas mais profundas da terra, deixando o solo impróprio para o plantio”, explicou.

Além um auxiliar dentro das propriedades, a medida contribui para que haja diminuição de águas também nas estradas rurais do município, contribuindo para a redução de transtornos nas estradas, como a mobilidade dos próprios produtores.

A prefeitura realiza o trabalho de manutenção das estradas rurais por meio da Secretaria Municipal de Obras e desenvolve caixas secas para absorção de água, por meio da pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. As caixas são reservatórios que impedem que a água com barro escorra morro abaixo.

De acordo com o secretario da Agricultura e meio Ambiente, Anderson Luiz, mesmo com o trabalho realizado pela prefeitura, períodos de chuvas intensas provocam estragos nas estradas, que poderiam ser evitados com a construção das curvas de nível.

“Orientamos os produtores para que façam o terraceamento, prevenindo-se contra os estragos da chuva em suas propriedades e evitando transtornos e riscos futuros”, finalizou.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018