Castrações de cães e gatos começam a partir desta segunda (5) - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Castrações de cães e gatos começam a partir desta segunda (5)

05 de Março de 2018 - SAÚDE

Por: Assessoria de Imprensa


Castrações de cães e gatos começam a partir desta segunda (5)

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) inicia a partir desta segunda-feira (5), as castrações gratuitas de cães e gatos fêmeas.

Na última quinta-feira (1), foi realizada uma reunião da equipe da secretaria municipal de Saúde, com o médico veterinário Wilson Aguiare da clínica Mercadog, que será responsável por efetuar as castrações. Também esteve presente o vereador capitão Neves, que tem acompanhado os trabalhos do CCZ, representando o legislativo.

Foram disponibilizadas 600 castrações gratuitas e ainda existem vagas disponíveis. Basta que o responsável pelo animal compareça na Secretaria pessoalmente, munido de documento com foto e comprovante de residência, e preencha um formulário com informações do pet.

O responsável pelo CCZ, Robison Luís Pereira, conta que o procedimento de castração dura em média de 20 a 40 minutos.

“A cirurgia é segura e favorece a recuperação do animal de maneira rápida. O procedimento é executado com anestesia geral, o que proporciona o mínimo de desconforto”, explicou.

O secretário municipal de Saúde, Láercio Garcia, destacou que além do controle de animais, a cirurgia evita também a incidências de várias doenças, como tumores de próstata e de mama e também ajudar a moldar o comportamento em relação à agressividade e à demarcação de território.

“Nas cadelas não castradas, a incidência de câncer de mama é de 26%. Se castradas antes do primeiro cio, a incidência cai para 0,5%. Já nas gatas, a castração antes dos seis meses de vida previne 90% dos tumores de mama”, ressaltou.

Vale lembrar que uma cadela com filhotes recém-nascidos precisa esperar de 30 a 40 dias para ser castrada. Para gatos, o procedimento exige mais rapidez, pois, enquanto as cadelas entram no cio a cada 6 meses, uma gata pode ficar prenha ainda durante o período de amamentação.

Animais Machos

A prefeitura oferece também, de forma gratuita a toda população, o serviço de castração de cães e gatos machos. O procedimento cirúrgico é realizado no Centro de Zoonoses.

Mais informações sobre as inscrições para castração podem ser obtidas pelo telefone 3404-2200 ou na própria Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Paiaquás, 370.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018