Saúde dá inicio à Campanha de Combate à Tuberculose - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Saúde dá inicio à Campanha de Combate à Tuberculose

07 de Março de 2018 - SAÚDE

Por: Assessoria de Imprensa


Saúde dá inicio à Campanha de Combate à Tuberculose

Começou na última segunda-feira (5) e segue até o dia 19 de março, a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios. A ação é um dos principais mecanismos de combate à Tuberculose, que atinge milhões de pessoas anualmente.

A campanha mobiliza equipes de saúde e a população para identificar de maneira precoce, pessoas com tosse há mais de três semanas. Os agentes comunitários de saúde estarão atentos aos suspeitos, através de orientações casa a casa, nas salas de espera das unidades de saúde.

Além disso, a equipe de Vigilância Epidemiológica e as enfermeiras responsáveis pelo Programa de Combate à Tuberculose, Janaina Leal e Sandra Barbosa, irão realizar um trabalho em todas as Residências Terapêuticas, em parceria com o Centro de Atenção Psicosocial (CAPS), na busca e avaliação de pacientes sintomáticos respiratórios.

De acordo com a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica, Joselaine Pio Rocha, qualquer pessoa que apresente tosse há mais de três semanas, seja com ou sem catarro, deve procurar uma Unidade de Saúde.

“Será necessário colher uma amostra de escarro do paciente para a realização do exame de Baciloscopia (BK) para cada paciente. A amostra será encaminhada ao Laboratório Municipal”, explicou a enfermeira.

O secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, conta que cada unidade terá como meta nesta campanha a identificação de pelo menos seis pacientes sintomáticos respiratórios. De acordo com ele, o objetivo é superar novamente a meta de coleta de amostras de baciloscopia.

“Em 2017, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde recebeu o prêmio de excelência na ‘Busca de Casos de Tuberculose’. Foi um reconhecimento às várias ações de controle e prevenção da tuberculose. Isso é reflexo do trabalho que a equipe faz no município”, disse.

“Contamos com um trabalho de tratamento supervisionado e uma estratégia de busca de novos casos, que vai desde o momento da suspeita até a cura da doença, priorizando sempre o bem-estar do paciente e a segurança da população”, concluiu o secretário.

A doença

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado "bacilo de Koch". É uma doença contagiosa, quer dizer, que passa de uma pessoa para outra. É uma doença que atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges.

Quando o doente tosse, fala ou espirra ele espalha no ar gotas pequenas, mas muito pequenas mesmo com o micróbio da Tuberculose. Aí, uma pessoa com boa saúde, que respire este ar, pode levar este micróbio para o seu pulmão. É assim que acontece o contágio: o micróbio da Tuberculose (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração.

Portanto, a tuberculose não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão. A transmissão se dá através do ar.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018