Saúde promove oficinas para a implantação da “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil” - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Saúde promove oficinas para a implantação da “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”

08 de Março de 2018 - SAÚDE

Por: Assessoria de Imprensa


 O Governo de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, junto ao departamento de Atenção Básica, inicia hoje (8), oficinas com as equipes de atenção básica para a implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) nas unidades de saúde do município. A estratégia é um projeto nacional que visa à promoção do aleitamento materno e alimentação complementar saudável no Sistema Único de Saúde.

De acordo com a enfermeira responsável pela atenção básica, Simone Bauer Veronez, a EAAB é uma ação que visa o fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e a alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos de idade, aprimorando as competências e habilidades dos profissionais de saúde da Atenção Básica.

“A implantação da Estratégia poderá produzir mudanças positivas nos indicadores de aleitamento materno e alimentação complementar das crianças menores de dois anos de idade, contribuindo para o pleno desenvolvimento infantil das crianças no nosso município. Além disso, as práticas alimentares na infância vão influenciar as condições de saúde a curto e longo prazo, sendo que a introdução precoce de alimentos não saudáveis nos primeiros anos de vida pode desenvolver carências nutricionais na infância e doenças crônicas não transmissíveis, excesso de peso e obesidade na infância e vida adulta”, comenta.

Segundo Simone, para que esta proposta se desenvolva é necessário o envolvimento de todos os membros da equipe; médicos, enfermeiros, equipe de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas, entre outros, nas oficinas.

“Essas oficinas terão carga horário de cerca de 5 horas de duração em cada unidade de saúde. As oficinas também serão organizadas de tal forma para que não interfira no horário de maior pico de atendimento nos serviços de saúde, que são entre as 12h e às 17 horas. Portanto neste horário, as unidades permanecerão fechadas com os atendimentos reorganizados para a garantia da assistência”, completou.

EAAB

A "Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil", foi lançada em 2012, e é resultado da integração de duas ações importantes do Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), que se uniram para formar essa nova estratégia, que tem como compromisso a formação de recursos humanos na atenção básica, através das equipes das unidades de saúde.

A estratégia é normatizada pela Portaria nº 1.920, de 5 de setembro de 2013, e é baseada na formação de tutores, que são profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e que tem como atribuição a implementação na unidade de saúde em que atuam.

 

CRONOGRAMA DE OFICINAS

DATA

HORÁRIO

UNIDADES DE SAÚDE

08/03/2018

12h às 17 horas

Unidade Saúde da Família setor A

14/03/2018

12h às 17 horas

Centro de Saúde Drº Walter Pimentel

05/04/2018

12h às 17 horas

Unidade Saúde da Família Independência

25/04/2018

12h às 17 horas

Unidade Saúde da Família Setor B - Miroca

 

 





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018