Tupã é referência na aplicação de soro antiescorpiônico - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Tupã é referência na aplicação de soro antiescorpiônico

23 de Abril de 2018 - Saúde

Por: Assessoria de Imprensa


Tupã é referência na aplicação de soro antiescorpiônico

O município de Tupã é referência na aplicação de soro antiescorpiônico, indicado como uma das formas de tratar o envenenamento causado pela picada de escorpiões do gênero Tityus serrulatus.

A solução fica armazenada no Hospital Santa Casa de Misericórdia, que atende inclusive os municípios de Arco-Íris, Herculândia, Iacri, Rinópolis e Queiróz. Além do antiescorpiônico, também estão disponíveis os soros do tipo antitetânico, antiaracnídeo e antiofídico, todos armazenados na Santa Casa de Misericórdia. 

O efeito do soro antiescorpiônico tem início imediatamente após sua administração, neutralizando as toxinas do veneno encontradas no sangue e possivelmente nos tecidos. Quanto antes for feita a administração, maior é o potencial de tratamento.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de combate às endemias, Juliana Yuri Ueji Begnossi, a solução antiescorpiônica é necessária quando a vítima apresenta além de reações locais (como dor, edema e vermelhidão), algumas alterações sistêmicas renais, neurológicas  hemorrágicas, entre outras.

“A vítima da picada do escorpião deve passar por atendimento médico o mais rápido possível para avaliar se há ou não necessidade de aplicar o soro. Quanto mais precoce for o atendimento, melhor é a recuperação”, explicou a enfermeira.

Vale lembrar que os períodos quentes e chuvosos favorecem o aparecimento do aracnídeo. O acúmulo de entulho ou materiais inservíveis como madeira, cercas, tijolos, ferro velho e entulhos em geral, servem como abrigo e favorecem sua proliferação.

 O escorpião também pode adentrar os imóveis pela rede de esgoto, através do ralo de banheiro e pia de banheiro ou cozinha, por isso é fundamental vedar as possíveis locais de entrada do escorpião como ralos, soleira de portas, janelas, manter os quintais limpos e verificar sempre roupas e calçados para evitar acidentes com escorpiões.

 





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018