Tupã será uma das sedes do Concurso de Moda Inclusiva - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Tupã será uma das sedes do Concurso de Moda Inclusiva

23 de Abril de 2018 - Assistência Social

Por: Assessoria de Imprensa


Tupã será uma das sedes do Concurso de Moda Inclusiva

A Prefeitura realizou na tarde de ontem, o lançamento do projeto “Concurso Moda Inclusiva” que será realizado em Tupã pela primeira vez, com o objetivo de incluir a pessoa com deficiência à sociedade.

O evento será realizado por meio de parceria entre Governo do Estado, através das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social e Direitos da Pessoa com Deficiência e Governo de Tupã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Câmara Municipal, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais.

A cerimônia de lançamento foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito Ricardo Raymundo, vice-prefeito, Caio Aoqui, secretária de Assistência Social, Telma Tulim e demais secretários, vereadores Antonio Carlos Meirelles, Antonio Brito, Eduardo Edamitsu, Valter Moreno e Capitão Neves, além de representantes do segmento.

A representante do projeto, Gabriela Sanches, explicou que o Concurso Moda Inclusiva vem de encontro à ideia de que a inclusão total depende de um conjunto de ações que ajudem as pessoas com deficiência a se sentirem, de fato, integradas à sociedade.

“Essa inclusão não se restringe a rampas, próteses entre outros. A inclusão engloba também, permitir que as pessoas com deficiência façam suas opções, como por exemplo, escolher suas próprias vestimentas, adequadas para cada ocasião”, explicou.

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Valdo Pereira, agradeceu a oportunidade de realizar o evento na cidade de Tupã. “A Gabriela veio apresentar esse concurso que a gente vive buscando trazer e lutando pela inclusão da pessoa com deficiência. É um prazer apoiar esse evento, pois é de nossa intenção transformar a cidade de Tupã em símbolo de cidade inclusiva no estado e possivelmente no mundo. Nós do Conselho parabenizamos a cidade de Tupã por mais essa conquista”, disse.

Silmara Guimarães, mãe de aluno atendido pela APAE de Tupã trabalho diretamente com esse público e ressaltou a importância de ações como essa para que eles tenham mais dignidade e qualidade de vida.

“Eu, há 3 anos tive a ousadia de levar meu filho, que era aluno da APAE, para a rede municipal de ensino para realizar essa inclusão. Com isso sou absolutamente grata porque vejo que em Tupã realmente existe inclusão escolar.  Eu vivencio todos os dias isso com o meu filho e fico feliz, pois sei que os profissionais estão capacitados e prontos para receber as crianças com algum tipo de limitação. A APAE como sempre, trata todas as crianças com muito amor e carinho, buscando sempre oferecer o melhor, levando ensino de qualidade, saúde, promoção social e proporcionando qualidade de vida”, afirmou.

A secretária municipal de Assistência Social, Tema Tulim, destacou que o Concurso Moda Inclusiva é mais uma importante ação social do governo de tupã, que tem procurado não só ajudar os segmentos mais necessitados a resgatar a dignidade, mas também conscientizar toda a sociedade sobre a parcela de responsabilidade de cada um na construção de uma cidade cada vez mais justa e humana. 

“Quando recebi a notícia sobre esse projeto, buscamos um contato com a Gabriela para entender qual o real objetivo. Quando ela nos explicou, entendemos o quanto o concurso Moda Inclusiva seria importante na cidade de Tupã. A pessoa que tem qualquer tipo de dificuldade, seja na mobilidade ou intelectual, se não tiver uma mão estendida para ajudar não há evolução. É extremamente necessário que os profissionais que lidam com moda possam incluir as pessoas com deficiência através da sua roupa e com isso ter a liberdade de se vestir sozinho. É o começo de um grande projeto e nós do poder público vamos oferecer todo o suporte necessário. Por isso, agradeço todos os envolvidos nesse projeto e agradeço ainda a administração do Ricardo e do Caio que tem nos dado todo apoio”, disse.

Segundo a secretária, os participantes do concurso não terão que confeccionar as roupas, apenas desenhá-las e o vencedor do concurso em Tupã, vai participar do concurso internacional de Moda em São Paulo, podendo levar o nome de Tupã para o mundo.

Representando a Câmara Municipal e todos os parceiros que ajudam a administrar a cidade, o vereador Antônio Carlos Meireles parabenizou a administração pela realização do concurso e destacou que esse evento irá valorizar e incluir à pessoa com deficiência.

“Parabenizo a força dessa mãe e de tantas outras que lutam pela inclusão de seus filhos na sociedade e diante dessa luta, nós do poder público temos que nos unir e colaborar. É muito importante que alguém que está ligado à moda, olhe por eles e auxiliando as limitações das pessoas com deficiência. Fico feliz em participar. Fico feliz em participar do primeiro concurso de moda inclusiva, valorizando nossos deficientes, nossos empresários colaboradores do projeto e nossos estilistas que participarão desse projeto”, disse.

O vice-prefeito, Caio Aoqui, elogiou o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e lembrou que Tupã é uma cidade privilegiada por contar com diversas entidades assistenciais, que há décadas tem contribuído com o poder público para melhorar a qualidade de vida da população, sobretudo os mais necessitados.

“Em Tupã temos a alegria de contarmos com muitas entidades que têm prestado grande serviço ao longo de muitos anos. Graças a essas entidades e a parceria com o poder público e com a sociedade civil, temos a oportunidade de realizar esse importante evento. Parabenizo a secretária Telma Tulim, toda sua equipe e a todos que estão envolvidos nos ajudando a desenvolver cada vez mais a nossa cidade”, disse.

O prefeito Ricardo Raymundo vem reafirmando o compromisso de fazer de Tupã uma cidade cada vez melhor e com projetos que incentivem a inclusão e a igualdade social.

“Estamos reforçando o compromisso de continuar trabalhando para viabilizar novas conquistas que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Eu acredito muito nesse projeto e a minha função e do vice-prefeito, Caio Aoqui, é colaborar com esses eventos sociais que trazem benefícios para a comunidade. Vamos abraçar cada vez mais essa causa para ter uma cidade mais justa, humana e solidária. Parabenizo todos os envolvidos nesse projeto, a secretária Telma Tulim e toda sua equipe que tem realizado esse lindo trabalho”, concluiu.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018