20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começa segunda (23) - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começa segunda (23)

23 de Abril de 2018 - Saúde

Por: Assessoria de Imprensa


A partir de segunda-feira (23) o Governo de Tupã, dá início à 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza a partir de segunda-feira (23).

 A campanha segue até 1º de junho e as vacinas serão disponibilizadas em todas as Unidades de Saúde do Município. Aliada à vacinação contra a influenza, também será realizada a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal, para incentivar a detecção precoce de câncer bucal.

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza

A principio, a vacinação irá abranger os grupos prioritários que são:

- Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos;

- Gestantes;

- Puérperas (até 45 dias após o parto);

- Trabalhadores da saúde;

- Indígenas;

- Pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos;

- Pessoas com 60 anos ou mais;

- Professores e funcionários das escolas públicas e privadas.

 De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Joselaine Pio Rocha, a meta é que 90% de cada um dos grupos prioritários seja imunizado.  

Na campanha do último ano, foram vacinadas 3.245 crianças; 3.156; trabalhadores saúde; 587 gestantes; 96 puérperas; 10.982 idosos, atingindo a porcentagem de 86,21%.

“A vacinação é a melhor forma de se prevenir da gripe, aliada ao hábito de higienizar as mãos com frequência. O vírus da influenza é de alta transmissibilidade e pode variar entre casos leves e graves, levando até à morte”, frisou.

Dia D

A mobilização nacional de vacinação, conhecida como ‘Dia D’, será realizada em 12 de maio. Todas as unidades de saúde estarão abertas à população.  Para receber a vacina é necessário comparecer a unidade de saúde munido da carteira de vacinação.

A vacinação contra a influenza é anual, devido às mudanças das características dos vírus. Será administrada a dose trivalente (fragmentada e inativada).

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada facilidade de transmissão, que pode acarretar em epidemias.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal

Devido ao grande fluxo pessoas que procuram as unidades de saúde durante a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal é realizada durante o mesmo período.

De acordo com a coordenadora de Divisão Odontológica da Secretaria Municipal de Saúde, Isabel Forte, a faixa etária acima de 40 anos, apresenta maiorincidência de câncer bucal.

“Neste período nós faremos uma intensificação dos trabalhos que já realizamos normalmente. O câncer bucal é uma doença muito grave que está acometendo cada vez mais as pessoas”, alertou.

Vale lembrar que os principais fatores de risco para a incidência do câncer de boca é o álcool; fumo; sol excessivo; má higiene oral; próteses dentárias mal-adaptadas e dentes fraturados.

Os idosos, ainda que não possuam dentes, também devem fazer a avaliação de toda a mucosa bucal (língua, gengivas, bochechas e palato) para saber se estão em condições de normalidade.

“No autoexame da boca as pessoas devem procurar feridas, bolinhas, manchas brancas ou avermelhadas que não desaparecem em até 15 dias, caroços no pescoço ou qualquer outra anormalidade na região oral”, explica Isabel.

Ao constatar qualquer alteração, o morador deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018