Educação realiza I Seminário Nacional de Boas Práticas Docentes nesta sexta (18) - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Educação realiza I Seminário Nacional de Boas Práticas Docentes nesta sexta (18)

15 de Maio de 2018 - EDUCAÇÃO

Por: Prefeitura de Tupã


Educação realiza I Seminário Nacional de Boas Práticas Docentes nesta sexta (18)

Nesta sexta-feira (18) a Secretaria Municipal de Educação realiza o I Seminário Nacional de Boas Práticas Docentes do Pacto Nacional de Alfabetização na Hora Certa (PNAIC de Educação Infantil).

O evento será das 7h20 às 11h20 no período da manhã e das 12h30 às 16h30 no período da tarde, no anfiteatro do Instituto Federal Campus Avançado Tupã. O seminário contará com a presença das formadoras locais do PNAIC, Poliana Luconvite; Sabrina Angélica Moreno da Silva e Sirlene dos Santos Lovato e dos educadores da Rede Municipal, da coordenadora local do PNAIC, Miriam Servilha Alves de Oliveira e do secretário municipal de Educação, Mauro Guerra.

De acordo com o Mauro Guerra, o seminário contará com oito apresentações em cada período, divididas de acordo com os campos de experiências proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no campo da escuta, fala, pensamento e imaginação.

Os temas serão: roda de conversa; leitura compartilhada de texto literário; leitura em voz alta pelo professor; leitura compartilhada de gibi ou jornal; indicação literária e leitura de ajuste.

Já no campo espaços, tempos, quantidades, relações e transformações os temas abordarão: literatura e matemática; situação problema; grandezas e medidas; tratamento da informação; sistema de numeração e jogos.

 

PNAIC

 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

Cada estado pactuado ao PNAIC possui uma organização autônoma de organização das formações. Em São Paulo o programa é gerido pelo Comitê Gestor Estadual e duas Instituições Formadoras, a UFSCar e a UNESP. Juntos promovem formação para três perfis atendidos pelo Projeto.

Todo ano o PNAIC tem um norte e a atual vigência do projeto busca auxiliar o professor ganhar autonomia ao trabalhar estratégias e recursos didáticos, independentemente dos livros e dos materiais escolhidos pela rede ou instituição; além de um olhar voltado para a Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA, analisando seus indicadores e trabalhando com as maiores defasagens dos alunos.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018