15ª Romaria Tropeira superou todas as expectativas - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


15ª Romaria Tropeira superou todas as expectativas

11 de Julho de 2018 - CULTURA

Por: CULTURA


15ª Romaria Tropeira superou todas as expectativas

A 15ª edição da tradicional Romaria Tropeira, iniciada na última sexta-feira e encerrada no domingo, superou todas as expectativas, reunindo centenas de participantes.

            O evento, organizado todos os anos por Gerdião Lopes Filho, novamente contou com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A programação foi iniciada na sexta-feira passada com terço em louvor a Nossa Senhora Aparecida, dança de quadrilha e comidas bebidas típicas.

A Romaria continuou no sábado com o Bailão (Zulu) e quermesse e foi encerrada no domingo com a tradicional cavalgada. Centenas de participantes se reuniram no Museu dos Tropeiros, de onde partiram em direção à Chácara Nossa Senhora Aparecida, em Parnaso.

O evento, que contou com apresentação dos locutores Paulo Vitor, Nilson Vicente e Cláudio Silva, também foi marcado pela coroação de Nossa Senhora Aparecida, benção dos animais e almoço de confraternização, que teve animação do projeto Dez Horas de Viola.

Gerdião agradeceu a todos que participaram da Romaria, ajudando a manter a tradição que foi iniciada como uma demonstração de fé de sua mãe, Dona Catarina Graton Ribeiro.

“Ela reunia os amigos para rezar o terço em louvor a Nossa Senhora Aparecida. No início a imagem de Nossa Senhora Aparecida da Igreja de Parnaso era transportada até a chácara da família, onde era celebrada a missa. Com passar dos anos e com aumento dos participantes, o que era um louvor a Nossa Senhora se tornou uma tradição. Os terços se tornaram celebrações da santa missa e após a cerimônia os participantes passaram a se reunir para uma confraternização com comidas típicas, danças e bebidas. Assim nasceu a Romaria Tropeira, que além de manter a tradição religiosa também ajuda a manter viva a tradição do tropeirismo na cidade”, contou.

O secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, parabenizou Gerdião pela realização e sucesso do evento, que ajuda a enriquecer o calendário cultural do município. “A Romaria Tropeira é um evento espetacular, sempre nos surpreendendo positivamente, seja no público ou nas atrações. Eventos como este são fundamentais para a cultura da cidade, pois mostra e carrega tradição. E com o passar do tempo, o evento vem ganhando força e público, pois agora conta com mais formas de divulgação; isso mostra que Romaria Tropeira chegou aos olhos da atual juventude através da divulgação em redes sociais, e estes marcaram presença no evento. Parabenizo aos organizadores do evento, agradeço ao público que prestigiou e participou e espero que venham muitas edições futuras.”

Mais informações sobre a Romaria Tropeira estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã no Facebook “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”, Instagram @secretariadeculturatupa e pelo telefone (14) 3491-3015.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019