Homenagem aos ex-combatentes reuniu grande público - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Homenagem aos ex-combatentes reuniu grande público

11 de Julho de 2018 - CULTURA

Por: CULTURA


Homenagem aos ex-combatentes reuniu grande público

Nesta segunda feira, dia 9 de julho, a Prefeitura de Tupã através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a 2ª Companhia de Polícia Militar de Tupã, realizou a tradicional homenagem aos ex-combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932.

O evento, iniciado às 9 horas, contou com a presença de familiares dos ex-combatentes, autoridades municipais, além de representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra.

A solenidade foi aberta com a Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro” e também contou com várias homenagens, como a entrega de Láureas de Mérito Pessoal e medalhas aos policiais militares.

Também houve homenagem aos policiais militares reformados que trabalharam na 2ª Companhia da Polícia Militar de Tupã e entrega de braçais e medalhas aos atiradores que cumpriram o Curso de Monitor.

A gerente geral do Museu Índia Vanuíre, Tamimi Borsatto, relembrou a história da Revolução de 1932 e a importância do movimento para todo o país. Já o secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, destacou que Tupã é uma das únicas cidades da região a manter a tradição de homenagear os ex-combatentes de 32.

“Na região de Tupã não tem uma solenidade como essa. Gostaríamos de realizar a festividade de outras datas históricas, vários momentos que podem ser comemorados como este aqui, com família presente, população de Tupã apoiando e mantendo a tradição. Enquanto eu estiver na secretaria municipal de Cultura essa solenidade sempre será realizada. Tupã é a única cidade que realiza esse evento em praça pública. É uma grande parceria entre Polícia Militar e Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, e com destaque para a Orquestra Municipal, que está abrilhantando o evento”, afirmou.

O vice-prefeito Caio Aoqui, que representou o prefeito Ricardo Raymundo, também falou sobre a importância da homenagem e destacou a coragem dos ex-combatentes tupãenses, que entraram na luta armada em defesa do ideal de um país mais justo e democrático para todos.

“Tupã está de parabéns, por ter uma tradição justa, merecida, que é uma homenagem aos ex-combatentes de 1932. O nosso prefeito Ricardo Raymundo mandou um abraço às famílias dos homenageados , que representaram Tupã, o estado de São Paulo em especial, nessa luta. Em 32 os paulistas defenderam os direitos, liderando a revolta, para termos uma nação mais justa e mais democrática. Isso nos faz ter orgulho de sermos paulista”, afirmou.

Entre os combatentes que residiam em Tupã e que participaram da Revolução Constitucionalista de 1932 estão Aurélio Correia, Benedicto Silva Leite, Benedito Penteado, Brás Martines Vasques, Breno de Barros, Carlos Tayano, Chistovan de Vita, Cid Ribeiro do Val, Diogo Caparroz Filho, Ecérgio Fioravante Tovo, Eduardo Romero Filho, Egas Bonilha de Toledo, Francisco Moraes Pio de Almeida Francisco Ribeiro de Barros, Geraldo Pires, Jacomo Lourenção, Jamil Assuf Dualib, João Pedro da Silva, João Zaccano, José Fraga Moreira, José Lemes Soares, José Nazareth Gomes Guimarães, José Ramos Cadima, Lélio Peake de Matos, Luiz de Souza Leão, Manoel Marques de Oliveira, Mariano Salermo, Nelson Camargo Penteado, Nelson, Orioste, Oscar Elias Bueno, Renato Dias de Aguiar, Sebastião Veríssimo de Oliveira, Tobias Rodrigues, Ulisses Viera, Urbano Xavier, Victor Bereta e Walter Motta.

A solenidade foi encerrada com as autoridades civis e militares depositando coroas de flores no monumento da Praça 9 de Julho, construído em homenagem aos ex-combatentes. Mais informações sobre o evento de 9 de julho estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã no Facebook “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã” e Instagram @secretariadeculturatupa.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018