Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Tupã, quarta-feira, 25 de maio de 2022 Telefone (14) 3404-1000

Atendimento Atendimento: De segunda a sexta das 7h30 às 17h

Prefeitura Municipal de Tupã
Quar
25/05
Predomínio de Sol
Máx 27 °C
Min 13 °C
Índice UV
6.0
Quin
26/05
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 14 °C
Índice UV
6.0
Sext
27/05
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 16 °C
Índice UV
6.0
Sáb
28/05
Predomínio de Sol
Máx 30 °C
Min 17 °C
Índice UV
6.0

Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior - Quarta-feira, 08 de Agosto de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

PROCON orienta consumidores sobre compras para Dia dos Pais

PROCON orienta consumidores sobre compras para Dia dos Pais


PROCON orienta consumidores sobre compras para Dia dos Pais

"

Com a proximidade do Dia dos Pais;* que este ano será comemorado no próximo dia 12 de agosto;* o PROCON de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* preparou algumas dicas para auxiliar nas compras da data comemorativa.

De acordo com a coordenadora do PROCON de Tupã;* Luana Garcia Maran;* em datas festivas;* como o Dia dos Pais;* tão importante quanto acertar no presente;* é sair às compras já cientes do que deseja adquirir. Isso facilita a comparação dos preços;* da qualidade e da praticidade do produto.

“Em lojas de vestuário;* a loja é obrigada a efetuar a troca se houver defeito de fabricação. Mesmo que não haja defeito;* se há oferta permitindo fazer a troca da peça sobre determinados prazos e condições;* a loja é obrigada cumprir com o que foi ofertado antes da compra”;* disse.

Luana ressaltou que é importante verificar o prazo e as condições de troca;* descritas na etiqueta do produto ou na nota fiscal. Na etiqueta também deve constar orientações sobre como lavar;* secar e passar a peça.

Segundo a coordenadora;* na compra de eletrodomésticos e eletrônicos;* o ideal é definir a marca e o modelo e realizar uma pesquisa de preços;* antes de adquirir o produto.

“Estes tipos de produtos devem vir acompanhados com o manual de instrução;* endereço da rede de assistência técnica autorizada e;* em caso de haver garantia contratual;* do termo de garantia datado e assinado pela loja. É importante verificar se há assistência técnica próxima de onde o consumidor reside”;* frisou Luana.

Vale lembrar que é essencial pensar bem antes de optar por uma compra a prazo. O correto é comparar o preço à vista com o valor total financiado para que o consumidor não leve prejuízo.

“No caso de optar por parcelar a compra pelo cartão de crédito;* é importante verificar a taxa de juros estabelecida no contrato e os encargos se houver atraso”;* finalizou Luana.

Na compra de produtos em promoção;* o consumidor também tem seus direitos garantidos. Cuidado com produtos vendidos nestas condições;* pois podem estar danificados ou apresentar pequenos defeitos;* especialmente mercadorias de mostruário. Dessa forma;* solicite que o estado geral do produto seja especificado no pedido ou na nota fiscal e faça constar as possíveis condições para troca.

Garantia

Todo produto durável tem garantia de 90 dias;* estipulada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). É a chamada garantia legal (determinada pela Lei).

O fornecedor pode dar outra garantia com o prazo e as condições que ele determinar: essa é uma garantia contratual;* complementar à legal;* e deve ser conferida mediante termo escrito. Existe ainda a garantia estendida;* que se trata na verdade de um seguro.

O consumidor que receber uma oferta de garantia estendida deve se informar sobre o que ela cobre seu preço;* suas vantagens e desvantagens e ler atentamente a proposta de seguro antes de decidir se vai contratar ou não.

Nesse caso;* se o fornecedor não solucionar o problema em 30 dias;* o consumidor poderá escolher entre a substituição do produto por outro da mesma espécie e em perfeitas condições de uso ou a devolução dos valores pagos;* além do abatimento proporcional do preço.

Devolução de produtos

Se o consumidor efetuar uma compra e se arrepender;* o comerciante ou fornecedor não tem obrigação de desfazer o negócio. Só é possível cancelar uma compra por arrependimento quando for efetuada fora do estabelecimento comercial;* ou seja;* por telefone;* internet;* caixa postal;* na porta de casa;* no local de trabalho;* em feiras etc.

Por tanto;* o consumidor tem o prazo de sete dias;* a contar da assinatura do contrato ou do ato de recebimento do produto ou serviço;* para desistir da compra. O cancelamento deve ser formalizado por escrito;* devolvendo o produto e solicitando a devolução de qualquer valor eventualmente pago.

Serviço

Se houver problema com o produto;* procure o fornecedor (pessoalmente ou por meio do serviço de atendimento ao cliente – SAC) e tente solucionar a questão. Caso não consiga;* recorra a um órgão de proteção e defesa do consumidor;* o PROCON Municipal de Tupã;* atende de segunda à sexta;* das 7h30 às 17 horas;* na Secretaria de Desenvolvimento Econômico;* localizada na Avenida Tapuias 907.

"

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

UFM - 2022

R$ 97,88

Versão do sistema: 2.0.0 - 20/05/2022

Portal atualizado em: 25/05/2022 10:21:24

Prefeitura Municipal de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.