0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
10 de Agosto de 2018 - SAÚDE
Carreta da Mamografia estará em Tupã na próxima segunda-feira
Por:

O secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, anunciou na manhã de ontem mais uma conquista para o setor da saúde de Tupã, a vinda da Carreta da Mamografia, pelo Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo.

            De acordo com Garcia, a Carreta da Mamografia estará atendendo gratuitamente partir desta segunda-feira e segue até o dia 1º de setembro. O foco do programa é atender mulheres entre 50 e 69 anos, que estão mais propícias a desenvolver o câncer de mama.

“Mulheres nesta faixa etária não precisam de pedido de solicitação de mamografia para realizar o exame na carreta, basta apresentar o RG e Cartão SUS. Mulheres de 35 a 49 anos também podem realizar o exame, porém, precisam ter em mãos, além do cartão SUS e RG, o pedido de solicitação da mamografia que poderá ser retirado em sua unidade de saúde”, contou.

Segundo ele, a carreta realiza rastreamento de rotina para a prevenção do câncer de mama, através dos exames de mamografia anualmente; portanto deve-se respeitar este intervalo a contar da data da última mamografia.

“Serão distribuídas 50 senhas de segunda à sexta-feira para atendimento no mesmo dia, das 9 às 18 horas e aos sábados, 25 senhas, das 9 às 13 horas. Os dias 31 de agosto e 01 de setembro serão reservados para exames complementares as mulheres que venham a necessitar”, concluiu.

Laércio contou ainda que o Programa Mulheres de Peito possui unidades móveis equipadas com mamógrafo e aparelho de ultrassom, que circulam no Estado de São Paulo realizando exames com o objetivo principal de promover o diagnóstico precoce do câncer de mama.

“A iniciativa busca a conscientização das mulheres sobre a importância da realização do exame de mamografia, além de facilitar o acesso ao procedimento, agendamento e garantia de tratamento para os casos diagnosticados. Toda a infraestrutura técnica, operacional e profissional necessária para os exames de prevenção do câncer de mama estarão disponibilizados na carreta que ficará estacionada e atendendo ao público na Praça da Bandeira”, explicou.

 

Dados estatísticos

 

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) o câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres no Brasil e no mundo, com exceção do câncer de pele não melanoma. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Estima-se para os anos de 2018 e 2019, mais 59.700 novos casos da doença no Brasil. É a 5ª causa de mortes por câncer em geral e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres. Em 2014 foi responsável por 14.622 mortes no Brasil.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px