Carreta da Mamografia estará em Tupã na próxima segunda-feira - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Carreta da Mamografia estará em Tupã na próxima segunda-feira

10 de Agosto de 2018 - SAÚDE

Por: Prefeitura de Tupã


Carreta da Mamografia estará em Tupã na próxima segunda-feira

O secretário municipal de Saúde, Laércio Garcia, anunciou na manhã de ontem mais uma conquista para o setor da saúde de Tupã, a vinda da Carreta da Mamografia, pelo Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo.

            De acordo com Garcia, a Carreta da Mamografia estará atendendo gratuitamente partir desta segunda-feira e segue até o dia 1º de setembro. O foco do programa é atender mulheres entre 50 e 69 anos, que estão mais propícias a desenvolver o câncer de mama.

“Mulheres nesta faixa etária não precisam de pedido de solicitação de mamografia para realizar o exame na carreta, basta apresentar o RG e Cartão SUS. Mulheres de 35 a 49 anos também podem realizar o exame, porém, precisam ter em mãos, além do cartão SUS e RG, o pedido de solicitação da mamografia que poderá ser retirado em sua unidade de saúde”, contou.

Segundo ele, a carreta realiza rastreamento de rotina para a prevenção do câncer de mama, através dos exames de mamografia anualmente; portanto deve-se respeitar este intervalo a contar da data da última mamografia.

“Serão distribuídas 50 senhas de segunda à sexta-feira para atendimento no mesmo dia, das 9 às 18 horas e aos sábados, 25 senhas, das 9 às 13 horas. Os dias 31 de agosto e 01 de setembro serão reservados para exames complementares as mulheres que venham a necessitar”, concluiu.

Laércio contou ainda que o Programa Mulheres de Peito possui unidades móveis equipadas com mamógrafo e aparelho de ultrassom, que circulam no Estado de São Paulo realizando exames com o objetivo principal de promover o diagnóstico precoce do câncer de mama.

“A iniciativa busca a conscientização das mulheres sobre a importância da realização do exame de mamografia, além de facilitar o acesso ao procedimento, agendamento e garantia de tratamento para os casos diagnosticados. Toda a infraestrutura técnica, operacional e profissional necessária para os exames de prevenção do câncer de mama estarão disponibilizados na carreta que ficará estacionada e atendendo ao público na Praça da Bandeira”, explicou.

 

Dados estatísticos

 

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) o câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres no Brasil e no mundo, com exceção do câncer de pele não melanoma. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Estima-se para os anos de 2018 e 2019, mais 59.700 novos casos da doença no Brasil. É a 5ª causa de mortes por câncer em geral e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres. Em 2014 foi responsável por 14.622 mortes no Brasil.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019