Prefeitura presta homenagem ao líder ruralista Aldo Turra - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Prefeitura presta homenagem ao líder ruralista Aldo Turra

28 de Agosto de 2018 - PREFEITURA

Por: Prefeitura de Tupã


Prefeitura presta homenagem ao líder ruralista Aldo Turra

Em solenidade realizada no final da tarde da última quinta-feira, na sala de reuniões do Paço Municipal, o prefeito Ricardo Raymundo assinou decreto que homenageia o líder ruralista Aldo Turra, conferindo seu nome à estrada vicinal TUP-160, conhecida como “Estrada do Picadão”. O tributo foi proposto pelo vereador Alexandre Scombatti, em indicação aprovada por unanimidade pelo Legislativo.

            “Uma das funções do poder público é reconhecer e valorizar aqueles que ajudaram a construir a nossa história. E Aldo Turra, ao longo de toda sua vida, muito contribuiu para criar a identidade tupãense. Por isso, quando o vereador Alexandre Scombatti nos sugeriu que propuséssemos esta homenagem, aceitamos prontamente”, justificou o prefeito Ricardo Raymundo.

            O chefe do Executivo tupãense destacou a rica história de vida do homenageado, lembrando que ele, juntamente com o grupo conhecido como “Chapeus Brancos”, plantou a semente do que hoje se tornou a Exposição Agropecuária e Industrial de Tupã (Exapit), uma das mais tradicionais do interior paulista. “Este evento, como muitos outros trabalhos realizados por Aldo Turra sempre tiveram caráter beneficente. Ele sempre pautou sua via na missão de auxiliar quem precisava”, elogiou Ricardo Raymundo.

            Também presente à solenidade, o vice-prefeito Caio Aoqui lembrou que Aldo Turra desempenhou papel fundamental na organização de diversas atividades ligadas ao campo. “Foi através de sua iniciativa que nasceu, por exemplo, o Sindicato Rural. Suas ideias ajudaram a profissionalizar boa parte de nossa atividade agropecuária, ajudando no desenvolvimento de nosso município”, destacou.

“Ao longo de seus 88 anos de vida, Aldo Turra soube expressar como poucos o espírito corajoso daqueles que ajudaram a desbravar e a colonizar o interior paulista. Homem de fibra, venceu desafios para, até o final da vida, manter vivas as histórias e tradições dos tropeiros entre outras ações memoráveis”, recordou o vereador Alexandre Scombatti.

Emocionado, o produtor rural Carlos Turra, filho do homenageado, falou em nome da família e agradeceu a iniciativa da Câmara e da Prefeitura. “Esta lembrança muito nos honra. Ao longo de sua vida, meu pai sempre demonstrou muito amor por Tupã e este reconhecimento deixa feliz toda a família”, afirmou.

 

Pioneirismo

 

            Socialmente ativo até o final de sua vida, Aldo Turra foi um dos idealizadores do primeiro rodeio beneficente da cidade, embrião daquilo que mais tarde se tornaria Exapit. Em 1965, ao lado de outros ilustres tupãenses, integrou o grupo que mais tarde ficaria conhecido como “Chapeus Brancos”.

            Em uma época em que eventos beneficentes não eram comuns, ele teve a ideia de organizar uma festa de peão para levantar recursos para apoiar diversas instituições assistenciais da cidade. Junto dos demais integrantes do grupo, investiu dinheiro próprio para viabilizar o projeto. Foi o sucesso deste rodeio que levou o grupo a sonhar com projetos maiores, até a realização da primeira edição da Exapit, atualmente reconhecida como um dos maiores festivais rurais do interior paulista.

            O homenageado teve importante atuação em assuntos focados no crescimento econômico e social do município. Foi um dos articuladores do trabalho que culminou com a criação do Sindicato Rural de Tupã e militou em prol de entidades assistenciais.

            Preocupado com a manutenção das tradições pioneiras, Aldo Turra e os remanescentes dos “Chapéus Brancos” criaram, em 1993 a Comitiva Tropeira, que, desde a sua criação, recebeu reconhecimento por sua importância histórica e cultural. Tanto que, em setembro de 2013, o então governador Geraldo Alckmin sancionou lei que inclui o evento no Calendário Turístico do Estado.

            “Diante de história tão rica, nada mais justo que a estrada vicinal TUP-160, que serve de palco para a recriação das cavalgadas tropeiras, receba o honrado nome de Aldo Turra, eternizando assim, na memória tupãense, a história deste grande homem”, concluiu Alexandre Scombatti.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019