Campanha promove capacitação para funcionários da Saúde - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Campanha promove capacitação para funcionários da Saúde

12 de Setembro de 2018 - SETEMBRO AMARELO

Por: Prefeitura de Tupã


Campanha promove capacitação para funcionários da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde promove durante todo o mês de setembro a campanha de combate e prevenção ao suicídio, “Setembro Amarelo”. Dentre as ações da campanha, foi realizado na tarde desta terça-feira uma capacitação com sobre abordagens técnicas a tentativa de suicídio.

O curso, ministrado pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Tupã, Tenente Felipe Félix. A capacitação direcionada à funcionários da saúde, é baseada em um treinamento interno do Corpo de Bombeiros e tem como principal objetivo

O comandante do Corpo de Bombeiros de Tupã, falou ainda sobre a nova abordagem ensinada durante a capacitação e explicou a importância da técnica durante a ocorrência.

“Há uma enorme quebra de paradigma na maneira de se atuar em tentativas de suicídio. A estratégia antiga era principalmente distrair e imobilizar a vítima de tentativa de suicídio, abalando fortemente a relação ‘tentante-socorrista’. Agora, a ação é fortemente baseada no diálogo, não limitando o tempo necessário para o atendimento, focando na paciência e na atenção a ação de retirada do abordado”, explicou.

O Tenente Felix ainda completou afirmando que o curso auxilia qualquer cidadão em como atuar em tentativas de suicídio com uma ação fortemente baseada no diálogo, focando na paciência e na atenção à ação de retirada do paciente suicida.

“Em vez de cenas de “heroísmo” com descidas em cordas ou pulos mirabolantes para imobilizar vítimas, por exemplo, o melhor e principal salvamento passa a ser aquele no qual a vítima sai da cena perigosa com as próprias pernas”, destacou.

De acordo com o diretor de departamento de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Neves Januário, o objetivo da ação foi capacitar os funcionários para atuarem em situações que necessitem intervenção às vítimas que tentam suicídio.

“Diante de dados estatísticos envolvendo ocorrências de tentativas de suicídio que é muito alto no Brasil, é de importante relevância que não só bombeiros e militares sejam adequadamente capacitados, como também funcionários da saúde para atenderem esse tipo de situação. A técnica envolve conversação e paciência, e é justamente a conversa o melhor caminho para fazer com que o paciente mude de ideia em relação a tentativa de suicídio. Essa capacitação foi muito importante para que todos os profissionais da saúde pudessem aprender a técnica. Gostaria de agradecer toda a equipe do Corpo de Bombeiros, em especial o Tenente Felix pelos ensinamentos e por compartilhar essa técnica de abordagem tão importante”, completou.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018