0800 773 1600
Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000
Prefeitura Municipal de Tupã
Notícias: Secretarias
11 de Outubro de 2018 - CULTURA
Cerimônia especial marcará o ‘Quinta com Arte’ de hoje
Por: CULTURA

Hoje a partir das 17h na Praça da Bandeira será realizada a edição desta semana do ‘Quinta com Arte’, trazendo atrações tradicionais do projeto. A partir das 20h no Espaço Cultural ‘José Anselmo Filho- Zé Pretinho’, será realizada uma cerimônia para a denominação da Banda Jovem Talento.

A partir das 20h, no Espaço Cultural ‘José Anselmo Filho – Zé Pretinho’ será realizada uma cerimônia, que denominará a Banda Jovem Talento para então se chamar Banda Marcial ‘Antônio Boschin’. Marcarão presença na cerimônia: o Prefeito, a Banda Jovem Talento, familiares do maestro homenageado e representantes de autoridades da cidade. Lá serão assinados os documentos correspondentes às novas informações da banda. Após a assinatura, a banda irá se apresentar.

O ‘Quinta com Arte’ desta semana contará com diversas atrações tradicionais a partir das 17h, como: Feira de Artesanato, Praça de Alimentação, Brinquedos Infantis, Quiosques de Artesanato, Trenzinho, ‘Biblioteca Móvel’ e Baile de Forró ‘Melhor Idade’.

Com o objetivo de fomentar a cultura por meio do artesanato, música, dança e atrações ali presentes; o projeto ‘Quinta com Arte’ é uma realização da Prefeitura da Estância Turística de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, destaca a importância da homenagem ao maestro e parabenizou aos integrantes da banda e ao maestro e convidou a população para participar da cerimônia.

“A homenagem ao maestro é fundamental para manter a memória deste importante músico que muito colaborou para com a Orquestra Municipal. Parabenizo ao maestro da banda, aos integrantes, aos pais e aos amigos pelo apoio, esforço e dedicação que tornam esta banda cada vez melhor. Convido a população para prestigiar o ‘Quinta com Arte’ e assistir esta importante cerimônia”, concluiu Gonzalez.

A Banda Jovem Talento, que passará a se chamar Banda Marcial ‘Antônio Boschin’, é um dos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã, sendo gerida e administrada pela Prefeitura de Tupã por meio da Secretaria de Cultura.

 

Um pouco sobre Antônio Boschin

Filho de João Boschin e Maria Bousi Boschin, Antônio Boschin nasceu no município de Iacri/SP no dia 6 de fevereiro de 1942. Aprendeu música com seu pai, e com ele também aprendeu a tocar saxofone com qualidade e destreza.

Em 1974, Antônio casou-se com Juracy Rotoli Boschin. Dessa união tiveram duas filhas: Maurícia Aparecida Rotoli Boschin e Silvia Auxiliadora Rotoli Boschin. Ainda em 1974, Antônio Boschin se tornou funcionário público da Prefeitura de Tupã.

No campo musical, sua maior contribuição foi a reestruturação da Orquestra Municipal, chamada na época de ‘Banda Municipal Maestro Júlio de Castro’, que estava praticamente desativada. Antônio desenvolveu um trabalho árduo, com muita dedicação, carinho e competência.

Por 26 anos Antônio Boschin liderou e comandou com determinação, garra e competência a Orquestra Municipal como maestro. Devido a motivos de saúde (câncer), Antônio deixou o comando da orquestra no ano 2000. Em 9 de novembro de 2001 o maestro falece.

Hoje (11) o maestro terá sua memória preservada por meio da Banda Jovem Talento, que agora passará a se chamar Banda Marcial ‘Maestro Antônio Boschin’.

 

Dalva Aparecida Cardim é a Artesã da Semana

Com o objetivo de fomentar a arte e cultura, a Secretaria Municipal de Cultura também mantém o projeto “Artesão da Semana”, que homenageia semanalmente um participante do ‘Quinta com Arte’.

A artesã da semana é Dalva Aparecida Cardim, que participa do ‘Quinta com Arte’ expondo e vendendo crochê na Feira de Artesanato.

Dalva morava em Assis quando começou com o artesanato e tinha 17 anos de idade, porém não era pra vender, apenas hobby e passatempo. Após um tempo em Tupã ela descobriu o projeto e buscou formas de participar. Ela ingressou e está no projeto até hoje.

“Eu morava em Assis, não trabalhava, mas fazia crochê desde os meus 17 anos, não para vender. Assim que eu me divorciei eu vim pra Tupã. Em certo dia pude conhecer o ‘Quinta com Arte’, e procurei saber como participar. Foi super rápido e eu já ingressei”, informou Dalva.

A artesã encontra no projeto renda, lazer e é grata por isso.  “Agora eu posso não só divulgar, mas também vender minha arte. O ‘Quinta’ é um meio de lazer e renda, pois eu sou aposentada e o ‘Quinta’ me ajuda a acrescentar em minha renda um pouquinho de dinheiro”.

A artesã concluiu convidando a população para apreciar o projeto, e visitar sua mesa onde expõe o artesanato e as mesas de suas colegas de projeto. “Convido a todos para que venham conhecer o meu trabalho e o trabalho de minhas colegas”.

Mais informações sobre o ‘Quinta com Arte’ e ‘Artesão da Semana’ e equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura no Facebook “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”, Instagram @secretariadeculturatupa, por meio da hashtag ‘#quintacomarte’, ‘#artesaodasemana’ e pelo telefone (14) 3491-3015.

 
 
  Tupã
História
Aspectos Geográficos
Vias de Acesso
Perfil da Cidade
Distritos
Qualidade de Vida
Bienal do Verde
Fale Conosco
 
  Veja também: vídeos
Prefeitura contabiliza prejuízos causados pela chuva em Tupã, SP
abrir vídeo +
 
 
  Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Fone: (14) 3404-1000

0800 773 1600
 
Home / Principal
Cadastre-se
Links úteis
Fale Conosco
 
   
  © 2018 - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024px / 768px