Prefeitura e COMTUR se reúnem com a população para debater turismo - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Prefeitura e COMTUR se reúnem com a população para debater turismo

06 de Novembro de 2018 - Conferência Municipal de Turismo

Por: Prefeitura de Tupã


Prefeitura e COMTUR se reúnem com a população para debater turismo

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), iniciou nesta segunda-feira a série de reuniões temáticas que fazem parte da Conferência Municipal de Turismo.

O evento acontecerá até sexta-feira (9) com reuniões diárias abertas à população e envolvendo setores específicos ligados ao turismo. A conferência foi aberta ontem com representantes de Bares e Restaurantes, e também contou a participação dos vereadores Capitão Neves e Charles dos Passos e da assessora do vereador Meirelles, representando a Câmara Municipal; do presidente do Sindicato dos Empreendedores de Turismo Rural da Alta Paulista (SETRAP), secretário de Relações Institucionais, Duda Gimenez; o assessor do deputado federal Roberto de Lucena, além de representantes de diversos setores da sociedade civil.

O presidente do COMTUR, Wagner Luques, abriu a conferência agradecendo a participação de todos e enfatizando a importância do envolvimento da comunidade para debater o futuro do turismo no município.

Em seguida, o secretário de Desenvolvimento Econômico e secretário interino de Turismo, Marcus Zanelato, explicou os objetivos da conferência e destacou os esforços do prefeito Ricardo Raymundo em buscar instrumentos para capacitar, orientar e qualificar cada vez mais os empreendedores do turismo, além de sensibilizar a população sobre a importância do turismo para o desenvolvimento do município.

As discussões do primeiro dia da conferência não se restringiram ao setor de Bares e Restaurantes e englobaram também a necessidade de maior divulgação do Plano Diretor de Turismo, que deverá passar por revisão já no próximo ano. Atendendo à sugestão apresentada na conferência, a prefeitura e o COMTUR vão disponibilizar o acesso ao Plano Diretor para que a população possa ter condições de discutir as mudanças necessárias.

Ao final da reunião, Zanelato avaliou positivamente o primeiro dia da conferência. “Neste primeiro dia da conferência tivemos a participação de vários segmentos, incluindo a participação de alguns vereadores, como Charles dos Passos Capitão Neves e assessor do vereador Meireles. Acredito que foi um início de trabalho muito positivo porque conseguimos avançar bastante, inclusive com sugestões apresentadas pela sociedade civil e pelos parlamentares”.

O secretário interino de Turismo também elogiou a participação da comunidade, comprovando o interesse pelo fortalecimento do turismo. “O primeiro dia da conferência mostrou também que há, sim, interesse da população em fazer com que nosso município efetivamente entre numa rota de desenvolvimento para o turismo. Por isso convidamos toda população para que participe dessa conferência que vai até sexta-feira. Se nós realmente tivermos interesse que Tupã se desenvolva no quesito turístico necessariamente temos que ter a participação de toda população, pois somente a união entre poder público, iniciativa privada e o envolvimento da comunidade é que vamos conseguir fazer do turismo uma ferramenta de geração de empregos e renda para o município”, concluiu.

O vice-prefeito Caio Aoqui ressaltou a importância da prefeitura mobilizar os setores da sociedade para ouvir suas necessidades, dificuldades e prioridades para alavancar o turismo. “É fundamental o poder público ouvir a população para discutir e planejar ações para o turismo. Da mesma forma que temos que conhecer melhor e discutir o Plano Diretor de Turismo, que foi aprovado na gestão anterior e que precisa ser revisado no próximo ano. Gostaria de parabenizar também o COMTUR, que tem trabalhado muito para mobilizar toda a sociedade e assim podermos definir melhor o nosso rumo, pois é somando forças que vamos ter um objetivo mais claro e mais condições de atingir aquilo que nós queremos”, disse.

O presidente do COMTUR, Wagner Luques, também avaliou positivamente a primeira reunião, destacando o grande número de setores representados e o volume de propostas discutidas. “O primeiro dia da Conferência de Turismo foi extremamente proveitoso. Eu não imaginava que seria tão bom, que teríamos muitas ideias e muitas propostas e inclusive sobre a própria definição da conferência. Por sugestão do público, passaremos a discutir também a revisão do Plano Diretor, que é um plano muito subjetivo; e paralelo a essa discussão vamos debater também as ações específicas que poderão ser realizadas nos setores envolvidos com o turismo”, analisou.

Já o vereador Capitão Neves, elogiou a conferência e a discussão técnica sobre o turismo. “Foi uma reunião proveitosa onde não se falou de política, se falou das necessidades da população e das necessidades e prioridades do turismo. É isso que nós precisamos, nos preocuparmos mesmo com o bem comum, que é o cidadão. Algumas colocações foram apresentadas aqui e que com certeza vão ser acatadas pela administração porque visam fomentar o turismo. Gostaria também de parabenizar o COMTUR, o prefeito, o vice-prefeito, o secretário Marcus Zanelato, toda a equipe da Secretaria de Turismo e todos que participaram dessa reunião por discutir de forma franca e transparente o futuro do turismo na nossa cidade”.

 

Programação

 

A Conferência Municipal de Turismo continua hoje (6) com representantes de hotéis e similares. Amanhã (7) a reunião contará com representantes de atrativos turísticos urbanos ou rurais e na quarta-feira (8), com representantes das agências de turismo ou agências de transporte de turismo.

Encerrando a programação, no dia 9 de novembro, a reunião será com representantes de agências de publicidade ou promotores de eventos. As reuniões, que também são abertas à população em geral, acontecem partir das 9 horas, na sala de reuniões do 





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019