Inscrições abertas para workshop "Artes e Estéticas Afro-Brasileiras" - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Inscrições abertas para workshop "Artes e Estéticas Afro-Brasileiras"

08 de Novembro de 2018 - CULTURA

Por: CULTURA


Inscrições abertas para workshop "Artes e Estéticas Afro-Brasileiras"

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove entre os dias 19 e 20 de outubro o workshop “Artes e Estéticas Afro-Brasileiras”, que faz parte da programação da Semana da Consciência Negra.

Realizado em parceria com a Poiesis - Organização Social de Cultura; Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o workshop tem objetivo de introduzir os participantes ao estudo das artes e estéticas afro-brasileiras, apresentando produções, aspectos e problemáticas relacionadas.

Estão disponíveis 20 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 19, na Secretaria Municipal de Cultura, situada na Biblioteca Municipal, e pelo fone (14) 3491-3015.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, o evento tem classificação indicativa para maiores de 16 anos e a seleção para as vagas será realizada por ordem de inscrição.

“Este workshop é importante para que a sociedade entenda um pouco sobre a estética e arte afro-brasileira, por meio de um estudo coordenado por uma profissional com amplo conhecimento no ramo”, disse. “O mês de novembro é uma das melhores épocas para este evento, já que é o mês da consciência negra”, completa Renato.

O workshop “Artes e Estéticas Afro-Brasileiras” será ministrado por Luciara Ribeiro na Biblioteca Municipal Professor Tobias Rodrigues, que fica na Avenida Tamoios, 1685, com início sempre às 19 horas.

O prefeito Ricardo Raymundo destacou a importância do evento para a cultura da cidade e para os tempos atuais. “É muito importante a abordagem deste workshop, pois abrange tanto a estética, quanto a arte de um grupo que tenta manter suas tradições e histórias preservadas. Nos tempos atuais a divulgação e compartilhamento são a melhor forma de manter patrimônios e culturas e este workshop irá fazer exatamente isso. Convido a população para participar e aprender sobre as artes e estéticas afro-brasileiras”, concluiu o prefeito.

 

Luciara Ribeiro

Luciara dos Santos Ribeiro Luciara Ribeiro é mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo. Possui mestrado em História da Arte pela Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2018), onde foi bolsista da Fundación Carolina, e graduação em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2014), com intercâmbio na Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2012). Possui Técnico em Museologia pela Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC, 2015).

Foi bolsista FAPESP no projeto de digitalização, organização, disponibilização na base de dados de material audiovisual e de pesquisa em Moçambique. Participou de Residência artística em Patrimônio Material do projeto Avizinhações São Paulo-Maputo, contemplado pelo Edital Conexões Intercâmbios do Ministério da Cultura (MINC, 2015).

Realizou curadoria das exposições Pontos de Vista - fotografias do continente Africano e Tecidos Africanos: Uma cultura material, ambas são partes da Semana de Arte Africana da Universidade Federal de São Paulo, Xamanil, que reuniu obras do artista guatemalteca, Edgar Calel, durante a IV SHA - Arte e/à Margem, Atmosfera Impressa - grabados de Julia Salgueiro, no Centro de Estudios Brasileños da Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2013), Diálogos e Transgressões, no Sesc Santo Amaro. Atualmente faz parte da equipe de educação do Instituto Tomie Ohtake.

 

Serviço

Mais informações sobre o workshop "Artes e Estéticas Afro-Brasileiras" e demais projetos da secretaria estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã e das Oficinas Culturais no Facebook “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”, “Oficinas Culturais” Instagram @secretariadeculturatupa e pelo telefone (14) 3491-3015.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018