Xaxado Novo traz espetáculo “Sertão Cigano” na edição de hoje - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Xaxado Novo traz espetáculo “Sertão Cigano” na edição de hoje

08 de Novembro de 2018 - CULTURA

Por: CULTURA


Xaxado Novo traz espetáculo “Sertão Cigano” na edição de hoje

O grupo Xaxado Novo se apresenta no projeto Quinta com Arte de hoje (8) com espetáculo musical “Sertão Cigano”. A apresentação começa às 20 horas no Espaço Cultural José Anselmo Filho, o “Zé Pretinho”, localizado na Praça da Bandeira.

O espetáculo é uma realização do Circuito Cultural Sescoop SP em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Apenas neste ano, o grupo Xaxado Novo já passou por Cândido Mota, Tarumã, Guarapes e São Paulo.

O Quinta com Arte também contará com atrações tradicionais, como praça de alimentação, feira de artesanato, brinquedos infantis, trenzinho, biblioteca móvel e baile de forró melhor idade.

O secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez agradeceu o Sescoop SP pela parceria na realização deste evento.  

“Sem dúvidas o grupo Xaxado Novo nos ajuda a preservar e divulgar a cultura do xaxado. Quero reforçar que o objetivo do Circuito Sescoop de Cultura é levar atrações de teatro, circo, dança, música, cinema, intervenções artísticas e oficinas criativas ao público de toda a região. O circuito é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo”, concluiu.

 

Xaxado Novo           

O xaxado novo resgata uma formação tradicional do baião, para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira, e ainda, propor um passeio musical pelas diferentes culturas que contribuíram para a formação da música nordestina.

Formado por músicos pesquisadores das culturas tradicionais, o grupo vai além da parte musical, envolvendo performances e intervenções nas suas apresentações. A estética do cangaço, muito difundida por Luis Gonzaga, é trabalhada pelo bando, que leva aos palcos a presença dos caboclos, vaqueiros e cangaceiros, sempre influentes na construção do imaginário popular.  

 

Artesão da semana

O Artesão da Semana homenageia Joze Bastos, que participa do projeto desde o início expondo e comercializando enxovais de bebê.

Para ela, o projeto é um auxílio emocional e financeiro. “Trabalho com artesanatos desde o ano de 2000. Antes e no decorrer dos anos acabei me apaixonando pela confecção de enxovais”, conta. “O Quinta com Arte é essencial para nós artesãos, porque nos ajuda a aumentar nossa renda e divulgar nosso trabalho a mais pessoas”, completa a artesã.

 

Serviço

Mais informações sobre o ‘Quinta com Arte’, apresentação do Xaxado Novo em Tupã e demais projetos da secretaria estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura no Facebook “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”, Instagram @secretariadeculturatupa, por meio da hashtag ‘#quintacomarte’, e pelo telefone (14) 3491-3015.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2018