1ª Conferência Municipal de Turismo define prioridades para o setor - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


1ª Conferência Municipal de Turismo define prioridades para o setor

13 de Novembro de 2018 - TURISMO

Por: Prefeitura de Tupã


1ª Conferência Municipal de Turismo define prioridades para o setor

Após cinco dias de intensas discussões, foi encerrada na última sexta-feira, a 1ª Conferência Municipal de Turismo. Realizada pela Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), o evento reuniu representantes de vários setores ligados ao turismo com objetivo de diagnosticar a realidade, as dificuldades e as necessidades de cada setor.

Com reuniões setoriais diárias, os trabalhos foram iniciados com representantes de Restaurantes e Bares, seguido de Hotéis e Similares; Atrativos Turísticos e Rurais; Agências de Turismo ou Agências de Transporte de Turismo e encerrados com representantes das Agências de Publicidade ou Promotores de Eventos.

Além dos representantes setoriais, as discussões também contaram com participação efetiva de outros segmentos da sociedade, incluindo Câmara Municipal, associação de moradores, Sindicato dos Empreendedores de Turismo Rural da Alta Paulista (SETRAP), artesãos, empresários, entre outros.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e secretário interino de Turismo, Marcus Zanelato, o resultado da Conferência Municipal de Turismo pode ser considerado extremamente positivo por trazer a comunidade para discutir o turismo e ajudar a definir, em consenso, as prioridades para o setor.

“Avaliação que fazemos da 1ª Conferência Municipal de Turismo é excelente, pois tivemos durante esses cinco dias a participação de muitos empresários e representantes de diversos segmentos da sociedade. É a primeira vez que o poder público, representado pela Prefeitura e pela Câmara Municipal, juntamente com o COMTUR, consegue mobilizar a comunidade para discutir o turismo. E isso vem de encontro com aquilo que o prefeito Ricardo Raymundo considera prioridade, ou seja, trazer e ouvir a população, para juntos, definirmos aquilo que é necessário para fortalecer o turismo em Tupã”. 

Zanelato também elogiou o interesse e comprometimento dos participantes, que tornaram as discussões produtivas e oportunas. Segundo ele, após as reuniões foram definidas várias prioridades para o turismo, incluindo a escolha da identidade turística do município e os subprodutos turísticos que podem ser explorados para ampliar o potencial turístico tupãense.

“Também vamos visitar in loco todos os segmentos relacionados ao turismo para podermos colher mais informações e juntamente com o que foi debatido nessa conferência iniciar o processo de revisão do Plano Diretor de Turismo, previsto para o próximo ano. O nosso objetivo é tornar o nosso Plano Diretor de Turismo mais específico às nossas necessidades e para isso pretendemos incluir, na medida do possível, as sugestões que foram apresentadas durante as reuniões setoriais. A população pode ficar tranquila porque o nosso compromisso, com o apoio do prefeito Ricardo Raymundo, é tirar as coisas do papel e da teoria e aplicá-las na prática, com seriedade e planejamento, definindo e trabalhando as prioridades a curto, médio e longo prazo”.

Outra prioridade será buscar parcerias com a iniciativa privada para a divulgação dos atrativos e da infraestrutura turística do município e também para desenvolver um trabalho de sensibilização, com objetivo de convencer a população de que o turismo pode, realmente, se tornar uma ferramenta para geração de empregos e renda no município.  

“A gente sabe da falta de credibilidade que o turismo tem desde 2002, em função da frustração de alguns projetos turísticos que eram para acontecer e não aconteceram. Mas o que nos motiva muito é que muitas pessoas, inclusive pessoas da área do turismo, visitam a nossa cidade e ficam encantadas com o extraordinário potencial turístico que nós temos. Sabemos das dificuldades que todas as cidades estão enfrentando na parte financeira, e Tupã não é diferente. Por isso, vamos procurar manter essa união demonstrada na Conferência de Turismo para buscar apoio junto à iniciativa privada a fim de divulgar a estrutura turística que Tupã oferece e viabilizar ações que possam fazer a população acreditar e investir no turismo como instrumento de desenvolvimento da nossa economia”, avaliou.

O presidente do COMTUR, Wagner Luques, também elogiou os resultados da Conferência Municipal de Turismo, que segundo ele, ajudará a nortear as próximas ações no setor. “A participação que tivemos durante a conferência comprova que a população quer e defende o fortalecimento turismo. As reuniões foram muito produtivas e permitiu que não só os representantes dos setores ligados ao turismo, mas também toda a população pudesse expor aquilo que eles consideram necessário para que o turismo possa crescer cada vez mais em nosso município. E o COMTUR, como órgão deliberativo e fiscalizador estará trabalhando e cobrando a Secretaria de Turismo para que essas providências sejam efetivadas. E como apoio e união de todos, tenho certeza que nós vamos conseguir fazer o turismo realmente avançar com a gente pretende”, elogiou.

Já o prefeito Ricardo Raymundo parabenizou o COMTUR e todos os participantes da conferência e ressaltou a importância da iniciativa privada e da população para a consolidação do turismo. “Discussões como essa são de fundamental importância porque ajudam a esclarecer que o turismo não depende só da prefeitura, mas também da iniciativa privada, que é de fato responsável pelos investimentos nos atrativos e da população, que precisa acreditar e pode contribuir para que Tupã se torne realmente uma cidade turística. Estamos fazendo a nossa parte, fazendo aquilo que a lei permite, buscando instrumentos para capacitar, orientar e qualificar cada vez mais os empreendedores e sensibilizar a população sobre a importância do turismo como fonte viável de geração de empregos e renda. Precisamos entender que não basta apenas criticar, precisamos sim, da união em torno de um objetivo comum, para discutir e buscar soluções”.

Ricardo também elogiou as prioridades que foram elencadas durante a conferência e informou que a prefeitura vem trabalhando para viabilizar mais uma importante conquista para o turismo, em parceria com o deputado federal Evandro Gussi.

“Na última quinta-feira, conseguimos com apoio do deputado federal Evandro Gussi, incluir emenda impositiva no valor de R$ 1 milhão junto ao governo federal para a construção de três portais temáticos da cidade, sendo um portal da fotografia, no trevo da Camap, portal indígena no trevo principal e portal do amendoim no 3º Distrito Industrial. E futuramente nosso sonho é construir monumentos grandes desses elementos, o índio, a fotografia e o amendoim no trevo principal. Dessa forma quem passar por Tupã vai poder identificar algumas das principais características da nossa cidade”, anunciou. 





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019