Campanha Dezembro Vermelho inicia neste sábado - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Campanha Dezembro Vermelho inicia neste sábado

30 de Novembro de 2018 -

Por: Prefeitura de Tupã


    A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia neste sábado (1º), mais uma edição da campanha “Dezembro Vermelho”, que visa a intensificação de exames de HIV, Hepatite B e C e Sífilis. A campanha segue até o dia 13 de dezembro.

            De acordo com a enfermeira do Ambulatório de Moléstias Infecciosas de

Tupã e também Coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e

Hepatites Virais, Anaile Virginia Genovez Michelotti, a campanha visa estimular a população a realizar o teste de HIV, principalmente aqueles que têm vida sexual ativa, nunca realizou o exame na vida e pertence aos grupos mais atingidos pela AIDS.

“Aproveitando a realização da campanha ”Novembro Azul”, e tendo em vista que a maioria dos casos diagnosticados no município é do sexo masculino, o Ambulatório de Moléstias Infecciosas através da Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar uma intensificação de testagens rápidas de HIV, Sífilis e Hepatites B e C em diversos pontos da cidade através do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), visando facilitar o acesso de pessoas que pretendem realizar os testes e participar da Campanha”, contou.

Anaile conta ainda que na ocasião as profissionais realizarão a coleta de sangue, que passará por testagem rápida no Ambulatório de Moléstias Infecciosas, e o preenchimento da ficha de atendimento.

“Os pacientes poderão retirar os resultados posteriormente no próprio Ambulatório, onde também poderão tirar dúvidas e saber mais sobre as doenças e o tratamento”, disse.

Segundo a enfermeira, a campanha também contará com distribuição de insumos de prevenção, orientação sobre métodos de prevenção e encaminhamento, quando necessário, para os serviços de referência.

“As Infecções Sexualmente Transmissíveis podem se manifestar de forma assintomática, algumas dessas doenças não apresentam sinais e sintomas específicos na fase inicial. Sendo a realização dos testes rápidos uma maneira efetiva de diagnóstico. Por isso, pessoas sexualmente ativas devem estar sempre atentas aos métodos de prevenção e ter como rotina realizar os testes rápidos regularmente”, orientou.

Atualmente na região, foram confirmados 44 novos casos de AIDS/HIV, sendo 33 do sexo masculino e 11 do sexo feminino. Dos 44 confirmados, 24 pessoas são de Tupã.

 

Cronograma de ações

 

            As ações tiveram início nesta quinta-feira (29) com uma sensibilização com agentes comunitários para que os mesmos estejam capacitados a atender as dúvidas da população.

            Neste sábado (1), das 9h às 13 horas, parte da equipe do Ambulatório de Moléstias Infecciosas estará fazendo orientações na avenida Tamoios, próximo ao banco Santander. No mesmo dia, parte da equipe da UBS da Vila Formosa, estará fazendo a coleta de sangue, distribuição de insumos e ficha de atendimento para a realização de teste rápido das 8h às 16 horas.

            Já entre os dias 3 a 7 de dezembro, além das unidades como pontos fixos de testagens, o CTA móvel estará percorrendo pontos de maior vulnerabilidade para a realização de testagens rápidas.

            A campanha encerra no dia 13 de dezembro, com a realização de orientação e panfletagem durante o projeto Quinta com Arte, realizado na Praça da Bandeira, das 17h às 20 horas.

 

Dezembro Vermelho

 

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é celebrado no dia 1º de dezembro, mas o ano inteiro pode ser dedicado a atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e outras Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) graças as ações que o município oferece durante todo o ano.

De autoria da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), a proposta cria o Dezembro Vermelho, movimento dedicado à prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o vírus da Aids. O texto prevê ainda a iluminação de prédios públicos com luz vermelha, a realização de palestras e atividades educativas, a veiculação de campanhas na mídia e a promoção de eventos para alertar a população sobre os riscos de se contrair essas doenças.

A mobilização em torno do Dezembro Vermelho deverá se apoiar em parcerias entre o poder público, sociedade civil e organismos internacionais, obedecendo às diretrizes traçadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para enfrentamento da Aids e ISTs.

A relatora da proposta na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), destacou a importância de, no ano em que se comemora 30 anos de criação do Dia Mundial de Luta contra a Aids, se intensificar as ações de prevenção e combate ao HIV, com o objetivo de reduzir sua incidência em todos os segmentos populacionais e em todo o território nacional.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é hoje o país que mais concentra casos de novas infecções por HIV na América Latina, com taxas de crescimento nas Regiões Nordeste e Norte, e entre homens que fazem sexo com outros homens.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019