PAT realiza média de 300 atendimentos por semana - Prefeitura de Tupã

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PAT realiza média de 300 atendimentos por semana

20 de de 2018 - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Por: Prefeitura de Tupã


PAT realiza média de 300 atendimentos por semana

Considerado uma verdadeira central de apoio aos trabalhadores, o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Tupã (PAT) oferece diversos serviços gratuitos à população.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcus Zanelato, atualmente o PAT realiza uma média de 300 atendimentos por semana, incluindo todos os serviços ofertados à população.

Ele destacou também que o PAT foi instalado em Tupã em 1997, através de parceria entre a prefeitura e a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), inicialmente com o objetivo de fazer a intermediação entre empresas que precisam de mão de obra e profissionais que procuram emprego.

“Esse trabalho de intermediação é feito até hoje, através da divulgação das vagas de emprego que estão sendo oferecidas pelas empresas e do cadastramento dos profissionais que buscam ingressar ou que estão em busca de uma recolocação profissional. Cruzamos as informações temos condições de encaminhar para as empresas aquele trabalhador cujo perfil mais se encaixa as necessidade e exigência da empresa que está ofertando a vaga de trabalho”, explicou.

Segundo Zanelato, para se cadastrar, basta comparecer à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, localizada na avenida Tapuias, 907, ao lado da escola estadual Professora Helena Pavanelli Porto, munido do RG, CPF, carteira de trabalho e um currículo atualizado.

O cadastro também pode ser realizado no site do sistema Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br). “No site, o candidato tem acesso às vagas de emprego mais adequadas ao seu perfil e o sistema também permite ao empregador anunciar gratuitamente vagas de trabalho para preenchimento pelos candidatos cadastrados no site”, afirmou Zanelato.

O secretário de Desenvolvimento Econômico explicou ainda que com o passar dos anos e acompanhando as transformações do mercado de trabalho, o PAT passou a oferecer novos serviços buscando suprir as novas necessidades dos trabalhadores.

Além de buscar alternativas para inserir o trabalhador no mercado de trabalho, facilitando seu contato com as empresas, o PAT oferece hoje diversos outros serviços gratuitos, como emissão da Carteira de Trabalho e entrada de Seguro Desemprego.

Zanelato informou que atualmente o PAT de Tupã emite uma média de 100 Carteiras de Trabalho em 1ª Via e mais 100 Carteiras de Trabalho em 2ª Via. “O número de Carteiras de Trabalho emitidas pelo PAT varia conforme o nível de contratação dos setores produtivos. No mês de novembro, por exemplo, foram emitidas 264 carteiras de trabalhos, superando a média”, informou

Outro serviço que passou a ser oferecido pelo PAT após o fechamento da posto do Ministério do Trabalho em Tupã é o encaminhamento para o Seguro Desemprego, que hoje representa um dos serviços mais procurados no PAT de Tupã.

Segundo o secretário, atualmente o PAT dá entrada a cerca de 35 pedidos de Seguro Desemprego por dia, totalizando 175 pedidos por semana. Zanelato esclareceu ainda que o volume de pedidos de Seguro Desemprego encaminhados não reflete a situação do mercado de trabalho de Tupã, já que o PAT de Tupã atende trabalhadores que estão sendo desligados em várias cidades da região.

Ele ressaltou que do total de pedidos de Seguro Desemprego que dão entrada no PAT, apenas 20% são de trabalhadores tupãenses, sendo que os 80% restantes são de trabalhadores de diversas cidades da região, como Paraguaçu Paulista, Parapuã, Rinópolis, Borá, Herculândia, Arco-Íris, Quatá, Lucélia e até Salmourão.

Zanelato explicou também que a maior parte dos trabalhadores de outras cidades dá entrada no pedido de Seguro Desemprego em Tupã para agilizar o recebimento do benefício. “Em boa parte das cidades da região, como Osvaldo Cruz, Marília, entre outras, o encaminhamento do pedido de Seguro Desemprego está sendo realizado mediante agendamento, sendo que o atendimento só está sendo marcado somente para segunda quinzena de janeiro. Para tentar agilizar o recebimento do benefício eles têm procurado o PAT de Tupã, que tem atendido a livre demanda”, explicou.

 

Vagas futuras

 

Ampliando ainda mais o leque de serviços oferecidos à população, o PAT também iniciou o cadastramento de vagas futuras de trabalho. Segundo Zanelato, várias empresas que entram em período de férias coletivas neste final de ano estão encaminhando a relação de profissionais que necessitarão quando retomarem a produção, em meados de janeiro.

“O cadastro de vagas futuras é importante principalmente para o trabalhador que almeja uma oportunidade melhor de trabalho pois ele poderá se programar com tranquilidade para se candidatar à vaga”.

Atualmente já estão sendo 50 vagas que deverão ser preenchidas em janeiro, incluindo 5 vagas para Manutenção Industrial, 5 vagas de Eletricista Industrial, 5 vagas de Operador de Máquinas, 5 vagas de Montador Industrial, 5 vagas de Soldador Industrial , 5 vagas de Carpinteiro, 10 vagas de Pedreiro e 10 vagas de Servente.

Zanelato concluiu convidando a população a conhecer o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Tupã e os demais serviços e programas mantidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “No local eles poderão esclarecer suas dúvidas além conhecer nossa forma de trabalho do PAT e ficar por dentro não só das vagas de emprego que estão disponíveis, mas também de todos os serviços que estão sendo oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, concluiu.

Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (14) 3496-4038, (14) 3496-4605 e (14) 3496-4655.





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