XXVII Encontro de Folia de Reis em Tupã será neste domingo (13) - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


XXVII Encontro de Folia de Reis em Tupã será neste domingo (13)

08 de Janeiro de 2019 - CULTURA

Por: CULTURA


XXVII Encontro de Folia de Reis em Tupã será neste domingo (13)

A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Igreja Matriz de São Pedro promove neste domingo (13) o tradicional Encontro de Bandeiras de Folia de Reis, em sua 27ª edição, que contará com presença de cinco bandeiras.

A festa acontece depois da missa, por volta das 20h30, na própria paróquia. Este ano marcarão presença no evento as bandeiras: Grupo Baiano; Divino Espírito Santo, ambas de Tupã; Bandeira Passagem dos Reis Magos “Resgatando a Tradição” de Parapuã; Bandeira Estrela do Oriente, de Rinópolis e Bandeira Estrela D’alva de Pacaembu.

De acordo com o Padre Carlos Roberto dos Santos, pároco da igreja, a importância da Folia de Reis na tradição popular está ligada a uma antiga tradição da Igreja Católica, que celebra a visita dos Reis Magos ao menino Jesus no presépio.

“Desde que cheguei a Tupã como pároco da Matriz de São Pedro vi que havia esta festa da Folia de Reis e decidi colaborar com a participação da paróquia. Assim, os foliões também podem vir à Igreja e contemplar o presépio, que retrata o nascimento do menino Jesus”, disse.

O padre convidou a população para participar da festividade. “Infelizmente não estarei em Tupã, mas a missa será celebrada pelo o Padre Thiago Carlos dos Santos, o novo Vigário Paroquial da Paróquia São Judas Tadeu. O padre também acolherá os participantes da folia”, disse.

O secretário interino de Cultura de Tupã, Eduardo Moretti, destacou a importância do encontro.  

“Esta é uma das formas de fomentar e manter esta tradição popular viva, promovendo trocas de experiências entre as bandeiras. Convido a população para prestigiar o evento juntamente com a família e amigos”, concluiu.

 

Folia de Reis

 A Igreja Católica celebra a Epifania do Senhor, popularmente conhecida como o Dia dos Santos Reis, anualmente em 6 de janeiro. A festa rememora a atitude dos Reis Magos, que segundo a tradição da Igreja eram três e partiram em uma jornada à procura do esconderijo de Jesus Cristo, para homenagear e presentear o menino com Ouro, Incenso e Mirra.

Durante os festejos, é comum que os adeptos à folia de reis utilizem fantasias coloridas, façam danças, toquem músicas típicas com diversos instrumentos, como violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros, gaitas, etc.

 

Serviço

Mais informações sobre o 27º Encontro de Bandeiras de Folia de Reis estão disponíveis no facebook, na página “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”, pelas hashtags ‘#foliadereistupa’ e ‘#foliadereistupa2019’, Instagram secretariadeculturatupa e pelo telefone (14) 3491-3015.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019