Prefeitura apoia programa de Apadrinhamento Afetivo - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Prefeitura apoia programa de Apadrinhamento Afetivo

11 de Janeiro de 2019 - ASSISTÊNCIA SOCIAL

Por: Prefeitura de Tupã


Prefeitura apoia programa de Apadrinhamento Afetivo

A Secretaria Municipal de Assistência Social vinculada ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), em parceria com o Fórum e a Casa Abrace está realizando o programa “Apadrinhamento Afetivo” – projeto “Despertar” que tem como objetivo construir laços afetivos entre a sociedade e crianças acolhidas institucionalmente.

            Além disso, o programa também proporciona experiências afetivas, familiares e comunitárias às crianças e adolescentes que vivem sem possibilidade de reintegração familiar ou colocação em família adotiva.

            Leusia Flávia Romano, secretária municipal de Assistência Social,  explicou Leusia Romano ressaltou a importância desse programa desenvolvido através de parceria. “Apadrinhar afetivamente é contribuir para o desenvolvimento de uma criança ou adolescente que necessita de referências familiares. É cuidar, dar afeto, orientar, estimular nos estudos, proporcionar momentos de lazer, impor limites, para crianças e adolescentes que estão em um abrigo, e que tem pouca possibilidade de ser adotado”.

            Segundo ela, ainda a partir do apadrinhamento afetivo é oportunizada às crianças e adolescentes uma forma diferente de ver o mundo, com modelos positivos que irão favorecer novas aprendizagens.

Como participar

            A secretária explicou que para participar do programa é necessário ter disponibilidade para participar afetivamente da vida da criança ou adolescente; idade mínima de 21 anos, respeitando a diferença de 16 anos, entre afilhado (a) e padrinho/madrinha, podendo ser pessoas casadas ou solteiras, de ambos os sexos, residentes e domiciliadas em Tupã.

            “Para a criança ser afilhado (a) é necessário que tenha idade a partir de 7 anos, que estejam com situação jurídica definida e/ou não possuam chances de retorno para a família de origem e nem de colocação em família adotiva”, explicou.  

            As famílias interessadas deverão participar da reunião que será realizada no dia 7 de fevereiro, às 19h30, no auditório da Fepasa, onde as equipes irão oferecer orientações, palestras e informações sobre todo o programa.

            “O evento é aberto para a comunidade e os presentes participarão de roda de conversa com técnicos para tirar todas as dúvidas. No processo de apadrinhamento, depois de manifestar interesse na adoção, os padrinhos passam por entrevistas. Os nossos colaboradores passaram por capacitação para melhor atender as famílias interessadas”, esclareceu.

            A equipe do Fórum também orientará e avaliará as famílias interessadas. Mais informações referentes ao programa podem ser obtidas no CREAS, localizado na Rua Paiaquas, nº 1221, ou pelo telefone 3491-5370, bem como informações sobre documentação para o cadastramento.

 





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019