Saúde intensifica ações de combate ao Aedes aegypti e mosquito Palha - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Saúde intensifica ações de combate ao Aedes aegypti e mosquito Palha

16 de Janeiro de 2019 - SAÚDE

Por: Prefeitura de Tupã


Saúde intensifica ações de combate ao Aedes aegypti e mosquito Palha

A prefeitura de Tupã por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando ações pontuais contra os mosquitos Aedes aegypti e palha, transmissores das doenças como: dengue, chikungunya, zika vírus e leishmaniose.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Célia Zeferino, o setor de endemias, vem realizando trabalhos de intensificação em pontos estratégicos e imóveis especiais, bloqueio e controle de criadouros, além da nebulização após casos de dengue confirmados, sendo um autóctone e um importado do município de Bauru.

“Os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde realizam vistorias nos imóveis além da busca ativa de suspeitos e os encaminham para as unidades de saúde sempre que necessário”, informou.

Na luta contra os mosquitos a participação da população é fundamental, visto que o foco do mosquito está também nos quintais das casas. É importante a conscientização para ajudar na eficácia do trabalho.

Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Saúde, em 2018 foram contabilizados três casos de chikungunya, enquanto que em 2017 foi registrado apenas um. Casos de dengue em 2017 somaram seis casos e no ano de 2018, foram contabilizados oito. Não existem registros de Zika no município.

           

Mosquito palha

 

Segundo a secretária, além das ações contra o mosquito aedes Aegipty, a prefeitura de Tupã por meio Centro de Zoonoses, realiza ações de prevenção e controle da leishmaniose. Os profissionais trabalham com buscativa de suspeitos em cães e humanos na zona leste da cidade e Nova Tupã.

“Nós temos realizado o encaminhamento das pessoas suspeitas para unidades de saúde e coletado o sangue nos cães que apresentam sinais e sintomas da doença”, frisou.

A secretária explicou ainda que a prefeitura por meio da Secretaria e CCZ solicita a colaboração da população para deixar os agentes adentrarem nas residências e repassar as orientações sobre possíveis criadouros e quando possível o manejo ambiental.

 

 

Em 2018 Tupã registrou 10 casos de leishmaniose visceral em humanos e 137 animais foram diagnosticados com a doença e posteriormente todos eutanasiados.

“No ano passando houve uma morte humana registrada. Um jovem de 24 anos não resistiu à doença. Já nesse ano de 2019 não temos nenhum caso de leishmaniose”, esclareceu.

Cabe ressaltar, que a população pode ajudar no combate do mosquito palha: recolhendo folhas, frutos, fezes de seus animais e mantendo os quintais limpos. Também levando o seu animal de estimação frequentemente ao veterinário.

 

 





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019