Lista de espera para creches: entenda como funcionam as convocações - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Lista de espera para creches: entenda como funcionam as convocações

22 de Janeiro de 2019 - EDUCAÇÃO

Por: Prefeitura de Tupã


Lista de espera para creches: entenda como funcionam as convocações

Desde dezembro, a Secretaria Municipal de Educação já convoca responsáveis por crianças na lista de espera para vagas em creches-escolas da Rede Municipal para efetivação de matrículas. As chamadas estiveram paradas durante o período de férias e foram retomadas na última sexta-feira (18).  

A chefe do setor de creches, Andréia Benício Doretto, explica que os responsáveis são convocados para entrevista onde deixam um resumo do cotidiano da criança, com assuntos pertinentes ao seu desenvolvimento. “Quando a criança da lista é chamada, os pais fazem uma matrícula social em que respondem perguntas sobre alimentação, amamentação, desfralde, saúde e outros assuntos relacionados à vida da criança”, explicou.

Segundo ela, quando as vagas são solicitadas, os responsáveis deixam todos os contatos possíveis na Secretaria Municipal de Educação e quando há disponibilidade de vagas, eles são contatados.

“Entramos em contato pelo telefone e, quando não conseguimos, depois de ter ligado diversas vezes, nós mandamos carta, esperamos a resposta via AR (Aviso de Recebimento) e quando ainda assim não obtemos retorno, fazemos visitas nas casas para encontrá-los”, disse. “Muitas vezes não encontramos ninguém, porque a família mudou de cidade ou de endereço e não atualizou os endereços na secretaria”, completou. 

 

Mais vagas

 

Com a disponibilidade de duas novas creches-escolas (CMEI Almerinda Ramos de Souza Leão e CMEI Laura Maria de Sousa) são oferecidas mais 350 vagas para as crianças. No início da atual gestão (em 2017) as creches tinham uma lista de espera de 432 crianças. Através de medidas administrativas da prefeitura foi possível atender metade da demanda e a lista caiu para 240. Ou seja, a quantidade de vagas disponíveis serão suficientes para que todas as crianças sejam atendidas.

O secretário municipal de Educação, Mauro Guerra, explicou que a secretaria agora trabalha com a reorganização das unidades de ensino infantil.

“Estamos reorganizando as transferências devido ao surgimento de vagas nas creches novas. Estamos num período de organização dessas matrículas, adequando cada criança nas creches de preferência dos pais, sempre que possível”, disse.

Mauro explicou ainda, que existe um processo de inserção de novas crianças nas creches. “As crianças precisam ser introduzidas de forma gradativa nas CMEI’s. Não podemos colocar muitas crianças de uma só vez, porque eles precisam se adaptar em grupos, se adaptar à nova rotina, etc. Mas os pais inscritos na lista de espera podem ficar tranquilos, pois nós iremos entrar em contato com todos”, afirmou.

 

Serviço

 

Para obter mais informações sobre as vagas nas creches-escolas municipais, os responsáveis pelas crianças podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo (14) 3404-3550 ou na Avenida dos Universitários , 145.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019