Lei municipal proíbe fabricação e comércio de cerol sob pena de multa - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Lei municipal proíbe fabricação e comércio de cerol sob pena de multa

28 de Janeiro de 2019 - CUIDADO

Por: Prefeitura de Tupã


Lei municipal proíbe fabricação e comércio de cerol sob pena de multa

Durante o período de férias escolares, crianças e adolescentes aproveitam para soltar pipas, uma brincadeira aparentemente inofensiva, mas que pode colocar vidas em risco devido ao uso de cerol ou outros materiais cortantes, como a linha chilena.

 Por isso a prefeitura reforça o alerta do Corpo de Bombeiros sobre a soltura responsável de pipas. O uso de cerol ou objetos cortantes é considerado crime, regido pelo Art. 132 do Código Penal (Decreto Lei 2848/40) que diz que expor a vida ou a saúde de outros a perigo direto e iminente tem como pena detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.

 Além disso, vale reforçar que a Lei Municipal Nº 43/2013 proíbe a fabricação, comercialização, fornecimento ou utilização de Cerol, “Linha Chilena” ou outras misturas de cola com objetos cortantes, sob pena de multa equivalente ao valor referente a 6 (seis) UFMs ao infrator ou seus responsáveis.

O cerol é uma substância proibida feita à base de cola, pó de vidro e outros compostos que são bons condutores de eletricidade. Quem produz o cerol normalmente o faz para cortar linhas de outras pipas. Em contato com a pele, esse composto é capaz de provocar graves ferimentos e levar à morte.

Caso recente

Na ultima quinta-feira (24), o Corpo de Bombeiros registrou um acidente grave, devido ao uso inadequado de cerol. A vítima, de 23 anos, transitava de moto pelo Bairro Jamil Dualibi, onde uma linha com cortante atingiu seu pescoço. A jovem foi socorrida na Santa Casa de Misericórdia. O ferimento foi considerado grave e foram necessários 18 pontos na garganta. A vítima se recupera bem e não corre risco de morrer.

Orientações

Em contato com a prefeitura, o subtenente Thomas Gomes, do Corpo de Bombeiros de Tupã, reforçou a criminalidade do uso de cerol e deu recomendações sobre locais seguros para a brincadeira.

“É recomendado que principalmente aquelas pessoas que utilizam moto, reforcem os cuidados e instalem a antena própria para aparar possíveis linhas.Além disso, o ideal é que os pipas sejam soltados em locais abertos, como campos e terrenos longes da fiação e do trânsito de pessoas”, explicou.

Em caso de acidente, deve-se entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019