Secretaria descarta surto, mas orienta sobre cuidados com roséola - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Secretaria descarta surto, mas orienta sobre cuidados com roséola

29 de Janeiro de 2019 - SAÚDE

Por: Prefeitura de Tupã


Secretaria descarta surto, mas orienta sobre cuidados com roséola

A roséola, conhecida como exantema súbito é uma doença viral infecciosa causada na grande maioria das vezes pelo vírus herpes do tipo 6. A virose é comum em períodos mais quentes e costuma acometer bebês entre 6 meses e 2 anos. 

De acordo com a enfermeira do setor de vigilância epidemiologia, Joselaine Pio Rocha, os sintomas incluem vários dias de febre alta, seguida por irritação e aparecimento de manchas cor-de-rosa na pele. “Embora cause sintomas incômodos, a roséola costuma ter evolução benigna, sem complicações e cura-se sozinha”, explica.

Ainda segundo Joselaine, até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde não foi notificada sobre casos recentes da doença. “Sempre que vários casos da mesma doença começam a surgir no município, as unidades de saúde informam à Secretaria, para que medidas sejam tomadas. No entanto, até o momento não recebemos nenhuma notificação”, disse. “Circulou em redes sociais que haveria um possível surto na cidade, o que preocupou muitas pessoas. No entanto, nós descartamos esta informação”, frisou a enfermeira.

 

Contágio

 

Espirros, tosse, beijos e contato com brinquedos, que vão à boca e são compartilhados com outras crianças, são fontes potenciais de contaminação da roséola.

"O contágio geralmente ocorre em bebês que frequentam os mesmos ambientes como creches ou por contato com um portador, mesmo que não esteja com os sintomas da doença. Conter a transmissão em escolas e creches é mais difícil já que muitos objetos são compartilhados e crianças pequenas levam tudo à boca", explicoi Joselaine.

Por ser uma virose, as indicações para prevenção é adotar bons hábitos de higiene, como higienização das mãos, de utensílios de uso pessoal e brinquedos com álcool gel ou água e sabão e evitar contato do bebê com pessoas que sabidamente estejam com a doença.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019