Procon de Tupã soluciona mais de 93% das reclamações recebidas - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Procon de Tupã soluciona mais de 93% das reclamações recebidas

08 de Fevereiro de 2019 - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Por: Prefeitura de Tupã


Procon de Tupã soluciona mais de 93% das reclamações recebidas

Um dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico mais requisitados pela população, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) registra uma média de 400 atendimentos por mês.

De acordo com balanço divulgado pelo titular da Pasta, Marcus Zanelato, o órgão de proteção e defesa do consumidor registrou 4.818 atendimentos em 2018, um aumento de quase 20% em relação a 2017, quando foram prestados 4.052 atendimentos.

            Ele revelou também que 2.491 atendimentos, ou seja quase a metade dos casos atendidos de janeiro a dezembro no ano passado, foram simples consultas, que são situações em que, embora haja relação de consumo, a equipe do Procon esclarece e orienta o consumidor em um único momento, sem a necessidade de contatar qualquer fornecedor.

            Segundo Zanelato, o balanço de 2018 inclui ainda 1.245 atendimentos preliminares, em que o Procon realiza em um único atendimento, por telefone, a intermediação entre fornecedor e consumidor para a solução do caso apresentado.

Além disso foram encaminhadas  316 Cartas de Informação Preliminar (CIPs), documento elaborado pelo Procon e dirigido ao fornecedor, com objetivo de obter maiores esclarecimentos sobre o problema apresentado pelo consumidor e buscando a solução do caso.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, um dos fatores que contribuíram para aumento na procura pelo Procon foi o alto índice de resolutividade alcançado pelo órgão em Tupã.

No ano passado o Procon de Tupã solucionou ou ajudou a solucionar 93,5% das reclamações apresentadas pela população. E esse alto índice de resolutividade, segundo o secretário, é resultado do empenho, da seriedade e do comprometimento da equipe responsável pelos atendimentos.

“O Procon funciona com envolvimento direto junto aos consumidores para que, dessa forma, exerça a sua função e cumpra as suas principais atribuições junto ao direito do consumidor, protegendo, educando, orientando e informando os consumidores para o pleno e consciente exercício de seus direitos. E os resultados positivos que estamos obtendo faz com que a população procure cada vez mais o Procon de Tupã para fazer valer e ter seus direitos de consumidor respeitados”, analisou Zanelato.

 

Ranking de reclamações

 

Zanelato informou ainda que o balanço divulgado pelo Procon também revelou os setores que receberam maior número de reclamações dos consumidores tupãenses no ano passado.

A exemplo dos anos anteriores as categorias Serviços Essenciais e Assuntos Financeiros lideraram o ranking de reclamações em 2018. “Dentre os atendimentos realizados no ano passado, a categoria que mais recebeu reclamações dos consumidores foi de Serviços Essenciais, que incluem telefonia, água e luz, entre outros, que foram responsáveis por 1.368 atendimentos. Já o segundo lugar no ranking de reclamações foram os Assuntos Financeiros, que totalizaram 975 atendimentos”, afirmou.

Intermediando as incompatibilidades entre os consumidores e as entidades comerciais que fornecem bens e serviços, no sentido de conduzir as duas partes para um acordo, o Procon de Tupã atende ininterruptamente de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17 horas, no prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, localizado na avenida Tapuias, 907, sala 9 (ao lado da escola estadual Helena Pavanelli Porto). Mais informações sobre o órgão de proteção e defesa do consumidor também podem ser obtidas pelo telefone (14) 3491-5395.

 





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019