Começam as inscrições para novo curso da Feira do Produtor Rural - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Começam as inscrições para novo curso da Feira do Produtor Rural

12 de Fevereiro de 2019 - DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Por: Prefeitura de Tupã


Começam as inscrições para novo curso da Feira do Produtor Rural

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com o Sindicato Rural de Tupã e a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizará mais um curso do programa “Feira do Produtor Rural”.

Com o objetivo e capacitar o pequeno produtor rural a comercializar seus produtos diretamente ao consumidor de forma diferenciada, o curso é totalmente gratuito e as inscrições podem ser feitas até o próximo dia 28 de fevereiro, no Sindicato Rural, localizado na rua Duque de Caixas, Vila Independência.  

As vagas são limitadas e para se inscrever basta apresentar CNH (ou Carteira de Identidade e CPF) e comprovante de residência. Para participar do programa o interessado deve ser produtor rural ou atuando na agricultura familiar (assentamentos de reforma agrária, arrendatário ou meeiro) e residir preferencialmente no município ou nas cidades que fazem parte da área de atuação do Sindicato Rural.

De acordo com Marcus Zanelato, secretário de Desenvolvimento Econômico, Pasta que é responsável pelas feiras municipais, o curso possibilitará a ampliação da Feira do Produtor Rural, que é realizada aos sábados, na Praça da Bandeira, nas proximidades do semáforo existente no cruzamento da rua Coroados e avenida Tabajaras.  

“O curso vai capacitar e profissionalizar pequenos produtores rurais para que possam comercializar seus produtos na Feira do Produtor Rural, diretamente aos consumidores finais, eliminado a figura do atravessador e possibilitando assim melhorar seus rendimentos”, explicou.

Ele explicou que a Feira do Produtor é um novo conceito de feira livre, sendo considerada uma referência em organização, gestão e comercialização, e destacou a importância da parceria com o SENAR e o Sindicato Rural para a realização do novo curso. “A Feira do Produtor Rural é uma iniciativa do SENAR, que foi trazida para Tupã graças à parceria com o Sindicato Rural. Essa feira se diferencia das feiras tradicionais por ser uma feira padronizada, com barracas construídas em bambu e com os feirantes uniformizados, onde tanto as barracas quanto os uniformes serão viabilizados pelo SENAR”, elogiou.

O secretário de Desenvolvimento destacou ainda que além de beneficiar os produtores rurais que terão um novo canal de comercialização, agregando valor à produção, a Feira do Produtor Rural também beneficia os consumidores, oferecendo mais opção de compra, com produtos de qualidade e a preços reduzidos.

 

Cronograma

 

De acordo a coordenadora do SENAR, Márcia Rotoli, o cronograma para o novo curso da Feira do Produtor Rural já está definido. Além das inscrições, que poderão ser realizadas até o dia 28 de fevereiro, será realizada reunião de integração no dia 18 de março, às 9 horas, no Sindicato Rural, reunindo vários setores da prefeitura envolvidos com o projeto, como Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Secretaria de Planejamento, entre outros.

O cronograma prevê ainda reunião de sensibilização com os produtores inscritos, que acontecerá no dia 25 de março, também às 9 horas, no Sindicato Rural.

Ele explicou também que para manter o padrão de excelência estabelecido pelo programa, os produtores selecionados deverão participar de curso de capacitação e qualificação. O curso será desenvolvido de abril a outubro e terá carga horária de 272 horas, com aulas teóricas e atividades práticas.

Durante o curso, que tem oito módulos, os produtores vão aprender sobre valores como ética, justiça, respeito, compromisso com saúde e cidadania, além de noções sobre comercialização, produção e gestão de negócio.

Segundo Márcia, o Módulo I abordará “Normas e Procedimentos”, enquanto o Módulo II vai trabalhar o tema “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”. O Módulo III será “Produtos Rurais para Comercialização”; o Módulo IV será “Construções do Estande de Bambu”; Módulo V sobre “Comercialização” e Módulo VI, “Gestão do Negócio”. O conteúdo programático inclui também Módulo VII consistirá na realização da Feira do Produtor Rural e o Módulo VIII a consolidação do programa.


 





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019