Campanha intensifica busca ativa de casos de tuberculose - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Campanha intensifica busca ativa de casos de tuberculose

13 de Março de 2019 - SAÚDE

Por: Prefeitura de Tupã


Campanha intensifica busca ativa de casos de tuberculose

Na semana passada, a Secretaria Municipal de saúde deu início a Campanha que intensifica a busca ativa de Sintomático Respiratório (Tuberculose), com o objetivo de diagnosticar e prevenir a doença e também esclarecer dúvidas sobre a mesma.

De acordo com enfermeira Janaina Leal, a doença é identificada pelo exame do escarro, secreção que é eliminada com a tosse. Em caso positivo, o tratamento começa imediatamente. A entrega da medicação é mensal, após a consulta de acompanhamento e o tratamento duram seis meses.

            “As pessoas que estiverem com tosse persistente a mais de três semanas, devem procurar qualquer Unidade de Saúde do Município, onde será colhido o exame de escarro. Vale lembrar que estamos com uma Campanha intensificada que será realizada até o dia 25 de março”, explicou.

Segundo Janaina, na próxima quinta-feira dia 21, durante a Quinta com Arte, será realizada uma blitz de conscientização para a população que visitar o evento.

“Estaremos orientando a população sobre a importância de realizar o exame para diagnosticar a doença precocemente. Convidamos a todos os tupãenses para participar e receber as orientações”, frisou a enfermeira.

Conforme dados da Secretaria, atualmente existem nove casos de tuberculose em tratamento e não há nenhum paciente aguardando resultado. Cabe ressaltar, que a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o tratamento e o medicamento é totalmente gratuito a população.

          “Se tratando do número da população do nosso município, nós acreditamos que muitos não estão diagnosticados, por isso é importante à realização dessa campanha”, completou.

 

Tuberculose

 

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

 

O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:

  • febre vespertina
  • sudorese noturna
  • emagrecimento
  • cansaço/fadiga

 

Transmissão

 

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos.

Calcula-se que, durante um ano, numa comunidade, um indivíduo que tenha baciloscopia positiva pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas.

Bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e outros objetos dificilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, não têm papel importante na transmissão da doença.

IMPORTANTE: A tuberculose NÃO se transmite por objetos compartilhados como talheres, copos, entre outros.

Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento, ela encontra-se muito reduzida.

 

 

 

 

 





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019