Companhia da Bélgica se apresentará em Tupã durante Circuito SESC - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Companhia da Bélgica se apresentará em Tupã durante Circuito SESC

15 de Março de 2019 - CULTURA

Por: CULTURA


Companhia da Bélgica se apresentará em Tupã durante Circuito SESC

A programação do Circuito SESC de Artes deste ano traz para Tupã sete grandes atrações, dentre elas, o “Circo Democrático da Bélgica”, da Companhia Belga “Pol & Freddy”.

O Circuito será no dia 12 de abril, na Praça da Bandeira, das 16 às 21 horas, com entrada gratuita e classificação indicativa livre. Vale lembrar que o SESC é realizado em Tupã, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e o Sincomércio.

O secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, contou que as atrações serão o Coletivo Tramar; Quintal dos Prettos; DJ Evelyn Cristina; Câmera Fotográfica Gigante; Cinegrafia: A Pantera Cor-de-Rosa; Oficina de Fanzines e Lambe-Lambes, além do Circo Democrático.

“Para nós é uma grande alegria poder contar com este conjunto de atrações, que além de serem gratuitas e livres para todos os públicos, também ajudam a fomentar a cultura e oferecem mais opções de lazer”, disse.

Vale lembrar que o secretário esteve na última terça-feira (12), no lançamento do circuito no SESC Pompéia, em São Paulo, onde pode acompanhar as apresentações que integrarão o circuito em Tupã.

Milton Zamora, presidente do Sincomércio de Tupã destacou a parceria e as conquistas por meio do SESC. “Esta é uma parceria muito importante para o município, pois todos os anos traz novidades, diversão e lazer para os munícipes. Tenho certeza que este ano o resultado também será muito positivo”.

 

Mais sobre os espetáculos

  • Tramar – Entre Trançados de Sons e Gestos: Realizado pelo Coletivo Tramar, é uma brincadeira indígena similar à "cama de gato", inspira a mistura de dança, música e artes visuais. A instalação dos fios, feita na arquitetura e elementos da praça, cria o percurso dos movimentos.

 

  • Quintal dos Prettos: Realizado por Quintal dos Prettos e idealizado pela dupla Prettos (Magnu Sousá e Maurílio de Oliveira) e por Margareth Valentim; o projeto relembra as famosas rodas de samba da década de 1980, quando surgiram nomes como Fundo de Quintal, Leci Brandão, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Almir Guineto e Jovelina Pérola Negra. Com um grupo de 10 músicos, o público vai acompanhar composições conhecidas, como um quintal do samba em plena praça.

 

  • DJ Evelyn Cristina: Residente de festas consagradas da capital paulista, Evelyn Cristina também é pesquisadora musical e produtora de trilhas para vídeos e espetáculos. Seu repertório passeia por ritmos do samba rock à eletrobossa, passando pelo maracatu, afrobeat e pela música negra dos séculos 20 e 21. Ela também é a DJ residente do Coletivo Ilú Obá de Min, grupo feminino de percussão afro-brasileira.

 

  • Circo Democrático da Bélgica: Realizado pela companhia belga Pol & Freddy, apresenta um cabaré onde, aparentemente, tudo pode acontecer: malabarismo com pratos, sapateado com botas de esqui ou um salto de quatro metros de altura em uma piscina de 30 cm. O público interage democraticamente, ao votar para decidir a forma e o conteúdo da apresentação, ao mesmo tempo em que os artistas exploram, com bom humor, certas tendências ditatoriais da minoria.

 

  • Câmera Fotográfica Gigante: Realizado por Cidade Invertida, onde os participantes vão entrar em uma câmera para conhecer o processo fotográfico por dentro. Como a maioria das pessoas tem smartphones com câmeras, a ideia do coletivo de fotógrafos e educadores é descondicionar o olhar do público no cotidiano, ao observar a formação da imagem invertida em uma câmera tradicional, e propor novas maneiras de perceber e registrar imagens estáticas e em movimento.

 

  • Cinegrafia: A Pantera Cor-de-Rosa: No início do cinema, os filmes mudos eram acompanhados por músicos que executavam a trilha sonora ao vivo. Lise e Barulhista relembram essa época e tocam músicas clássicas de A Pantera Cor-de-Rosa, enquanto acontece a exibição do filme.

 

  • Oficina de Fanzines e Lambe-Lambes: Realizado por Fala Cidade!, com a proposta de reunir técnicas de artes plásticas e poesia em uma espécie de sarau colaborativo, em que o público vai produzir fanzines e lambe-lambes com poemas e ilustrações criados na praça.

 

Serviços

Mais informações sobre o Circuito Sesc de Artes e demais projetos culturais da prefeitura estão disponíveis na página oficial no facebook da Secretaria: “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”, pelas hashtags: #culturatupa2019, no Instagram: @secretariadeculturatupa ou pelo telefone (14) 3491-3015.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019