Índia Vanuíre será homenageada na manhã de hoje - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Índia Vanuíre será homenageada na manhã de hoje

17 de Abril de 2019 - CULTURA

Por: CULTURA


Hoje, a partir das 8h30min, na Escola Estadual Índia Vanuíre, a Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio do Museu Histórico e Pedagógico índia Vanuíre - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari e Escola Estadual Índia Vanuíre, será realizada a tradicional homenagem póstuma à Índia Vanuíre.

A homenagem é aberta ao público, marcando a abertura da 47ª Semana do Índio em Tupã, contando com a presença do Tiro de Guerra, alunos de diversas escolas, autoridades e população. Haverá jogral, poesia, e a história da Índia Vanuíre será contada brevemente.

O secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, agradeceu a parceria nesta realização, destacou a importância do evento e convidou a população para participar e prestigiar juntamente com a família e amigos.

“Agradeço a E.E Índia Vanuíre, e Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre pela parceria na realização do evento. Evento este que é uma das formas de apresentar e manter a história de Vanuíre viva, bem como a história de nosso povo indígena. É fundamental conhecer a história para que os erros cometidos no passado não possam se repetir. Convido a população para conhecer e prestigiar o evento juntamente com a família e amigos”, convidou.

 

Um pouco sobre a Índia Vanuíre

Segundo Darcy Ribeiro, a marcha do café para o oeste de São Paulo durante o início do século XX, trouxe consequências violentas para os Kaingang que ocupavam esse território, tais como, chacinas de aldeias inteiras e grande divulgação negativa dos Kaingang por meio da imprensa (buscando a desvalorização das terras dominadas pelos indígenas, para uma posterior valorização para aqueles que as compraram). O Serviço de Proteção aos Índios (SPI) conseguiu intervir na situação e evitar o extermínio.

Vanuíre foi uma Kaingang trazida de Campos Novos do Paranapanema (atual Campos Novos Paulista) pelo SPI, como estratégia de atração dos Kaingang da região para que fossem aldeados. Ela atuou como intérprete, assim como outros indígenas. Ela simboliza o fim dos conflitos, em 1912, que resultou no aldeamento dos Kaingang em duas áreas restritas, hoje as Terras Indígenas Vanuíre e Icatu, localizadas respectivamente em Arco-Íris e Braúna (SP).

A índia Vanuíre faleceu em 1918 em Icatu, onde viveu seus últimos dias. Desde então, a índia Vanuíre faz parte do imaginário da população da região, sendo considerada uma heroína. De acordo com a lenda, Vanuíre subia em um jequitibá de dez metros de altura, onde permanecia do nascer do dia ao cair da tarde entoando cânticos de paz.

 

Serviços

Mais informações sobre o Prêmio Nacional de Artes e demais projetos culturais da prefeitura estão disponíveis na página oficial da Secretaria no facebook: “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”, pelas hashtags: #culturatupa2019, no Instagram: @secretariadeculturatupa ou pelo telefone (14) 3491-3015.

 





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019