Alunos de terceiros anos visitam Aldeia Vanuíre - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Alunos de terceiros anos visitam Aldeia Vanuíre

03 de Maio de 2019 - EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Por: Assessoria de Imprensa


Alunos de terceiros anos visitam Aldeia Vanuíre

Alunos dos terceiros anos das escolas municipais visitaram a Aldeia Vanuíre durante as últimas semanas de abril, em comemoração ao “Dia do Índio” celebrado em 19 de abril.

Compreendendo a importância desta discussão, as Emeief Thiago A. S. Leandro, Professor Odinir Magnani, Governador Mário Covas e EMEF João Geraldo Iori, além de homenagearem os índios, incentivaram o conhecimento sobre a cultura indígena.

O secretário de educação, Mauro Guerra, contou sobre a importância desse momento para a integração cultural. “19 de abril é mais do que um dia de homenagem aos índios, é um momento de reflexão e estudo sobre os enfrentamentos desses povos para promover cada vez mais respeito à diversidade cultural”, explicou.

“A imersão dos alunos na variedade cultural do município é muito importante para que eles conheçam e valorizem a cultura local. A meta do governo de Tupã é uma educação de qualidade, que respeita as diferenças do outro”, finalizou Mauro. 

 

Aldeia Vanuíre

Localizada no munícipio de Arco Íris, a aldeia Vanuíre leva esse nome em homenagem a Índia Vanuíre, que lutou pela integração entre o homem branco e os índios.

A aldeia é constituída pelas três etnias, KAINGANG, KRENAK e TERENOS, que coexistem e compartilham o mesmo local, ali eles conseguiram manter suas tradições e riquezas culturais vivas. Todas as etnias oferecem atividade turística para demonstrar aspectos naturais e culturais de cada tribo.

 

O Dia do Índio

 

Esse dia foi instituído em homenagem ao 1° Congresso Indigenista Interamericano, que aconteceu em 19 de abril de 1940 no México. O objetivo do encontro era reunir líderes indígenas das diferentes regiões do continente americano para zelarem por seus direitos.

No Brasil, a data foi oficializada depois do decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, com a assinatura do então presidente Getúlio Vargas.  Tendo como propósito motivar a reflexão sobre os valores culturais indígenas e a importância da preservação do mesmo.

 

 





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019