Oficinas na Banda Marcial Antônio Boschin oferecem mais de 30 vagas - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


Oficinas na Banda Marcial Antônio Boschin oferecem mais de 30 vagas

13 de Maio de 2019 - CULTURA

Por: CULTURA


Oficinas na Banda Marcial Antônio Boschin oferecem mais de 30 vagas

A Banda Marcial Municipal Maestro Antônio Boschin oferece mais de 30 vagas para diversas modalidades, sendo mais de 20 vagas destinadas às oficinas de diversos instrumentos e 10 vagas para a oficina de Comissão de Frente. Interessados podem se inscrever por meio da Secretaria Municipal de Cultura durante o horário de atendimento.

No último dia 22, a banda recebeu por meio da Secretaria de Cultura mais de 50 pares de calçados, completando o seu visual característico. Além disso, no final de janeiro, a secretaria entregou 25 instrumentos reparados. Estas entregas possibilitam aprimoramento e melhores condições de trabalho, além de permitir a ampliação das vagas para as oficinas oferecidas.                

Segundo o maestro da banda, Nilton Aparecido, a banda oferece aulas de diversos instrumentos, atendendo jovens e adolescentes a partir dos 12 anos de idade. Destacou também que o horário dependerá da modalidade escolhida.

Ele explica que são oferecidas também oficinas de Comissão de Frente, que acontecem as terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30 na sede do projeto, com jovens e adolescentes a partir dos 15 anos.

O secretário de Cultura, Renato Gonzalez, destacou a importância da banda, comentou a missão dada pela administração e convidou a população para conhecer e participar dos projetos culturais oferecidos pela prefeitura. 

“A banda é um equipamento da secretaria, que fomenta a cultura e as artes por meio do ensino da música, inserindo jovens nos meios culturais da cidade. E este projeto oferece arte e cultura de forma democrática, cumprindo uma das missões dadas pelo prefeito Ricardo Raymundo e vice-prefeito Caio Aoqui. Convido a população para conhecer  e participar este e demais projetos culturais da prefeitura”, convidou.

 

Inscrições

Interessados podem realizar suas inscrições presencialmente na secretaria ou por meio dos respectivos oficineiros (maestro Nilton e professora Élica), havendo a necessidade de um responsável legal caso o candidato seja menor de idade. Os documentos necessários são: comprovante de residência, declaração de matrícula escolar e RG.

 

Um pouco sobre Comissão de Frente           

A comissão de frente de uma Banda Marcial ou fanfarra, é a responsável pela evolução e pela manutenção coreográfica executada durante a apresentação das músicas pela Banda.

Vale lembrar que o papel social que as bandas desempenham, valorizam a prática musical, formação social e educacional na vida dos jovens que participam deste projeto.

A Professora Élica Régia, atual responsável pela Comissão de Frente da Banda Marcial de Tupã, foi responsável pela linha de frente e balizas do Colégio Chafic em São Paulo, onde pode conquistar o 2° Lugar no campeonato na Cidade de Caieiras em 1993.

 

Oficinas Culturais

O projeto foi criado em 2018 por meio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Tupã, com o intuito de promover a formação, difusão e qualificação no campo da cultura, oferecer condições de aprendizagem, realizações e socializações com atividades gratuitas em diferentes linguagens artísticas para todas as idades.

As Oficinas Culturais tem o compromisso de atuar na base para a criação de agentes culturais, formação cultural para aqueles que vão ter o primeiro contato com as artes e qualificação para aqueles que já criam, produzem e já respiram cultura.

Tem o poder de construir uma plataforma de sustentação de vários segmentos culturais através dos minicursos que são as oficinas se tornando um elemento estratégico da chamada nova economia ou economia do conhecimento baseada na informação e na criatividade.

 

Antônio Boschin

Antônio Boschin, filho de João Boschin e Maria Bousi Boschin, Antônio nasceu no município de Iacri no dia 6 de fevereiro de 1942. Aprendeu música com seu pai e tocava saxofone com qualidade e destreza.

Em 1974, Antônio casou-se com Juracy Rotoli Boschin. Dessa união tiveram duas filhas: Maurícia Aparecida Rotoli Boschin e Silvia Auxiliadora Rotoli Boschin. Ainda em 1974, Antônio Boschin se tornou funcionário público da Prefeitura de Tupã. No campo musical, sua maior contribuição foi à reestruturação da Orquestra Municipal, chamada na época de ‘Banda Municipal Maestro Júlio de Castro’, que estava praticamente desativada. Antônio desenvolveu um trabalho árduo, com muita dedicação, carinho e competência.

Por 26 anos Antônio Boschin liderou e comandou a Orquestra Municipal como maestro. Devido a motivos de saúde, Antônio deixou o comando da orquestra no ano 2000. Em 9 de novembro de 2001 o maestro falece.

Atualmente, sua memória é preservada em Tupã por meio da Banda Marcial Municipal que leva seu nome: Banda Marcial Municipal ‘Maestro Antônio Boschin’.

 

Serviço

Mais informações sobre programa Oficinas Culturais de Tupã, e demais projetos culturais da prefeitura estão disponíveis na página oficial do Facebook: “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”, pela hashtag #culturatupa2019, #oficinasculturaistupa e hashtags de cada projeto, no Instagram: @secretariadeculturatupa ou pelo telefone (14) 3491-3015. O horário de atendimento da secretaria é das 7 às 17 horas, de segunda à sexta-feira. 





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019