17ª Semana Nacional de Museus é realizada em Tupã - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


17ª Semana Nacional de Museus é realizada em Tupã

15 de Maio de 2019 - CULTURA

Por: CULTURA


17ª Semana Nacional de Museus é realizada em Tupã

Comemorando o Dia Internacional de Museus (18 de maio) em todo o Brasil, o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) realizará de 13 a 19 de maio, a 17ª Semana Nacional de Museus – SNM. Com visitas mediadas no Museu dos Tropeiros e no Solar Luiz de Souza Leão, Tupã contará com programação especial de 15 a 17 de maio.

O tema desta edição será “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições” que vai propor um debate sobre o papel dos museus como centros produtores e receptores de práticas, costumes e pensamentos da cultura brasileira.

André Prado, chefe de setor de museus da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Tupã, destacou que neste ano participam 1.114 instituições de cultura de todo o país, oferecendo ao público 3.222 atividades especiais. André destaca que o agendamento de visitas é recomendado para grupos de visitantes acima de 10 pessoas.

O secretário municipal de Cultura, Renato Gonzalez, agradeceu o apoio, destacou a importância da temporada e convidou a população para conhecer os museus de Tupã.

“Agradeço ao Ministério da Cultura, que por meio do Ibram realiza esta notável temporada de atrações que fomentam a preservação da cultura e da história, e atraem o público para conhecer mais sobre o patrimônio contido em cada museu. O conhecimento da população e divulgação é uma das melhores formas de preservação de patrimônios. Convido a população para conhecer os museus e participar da 17ª Semana Nacional de Museus”, convidou. 

 

Sobre o Museu dos Tropeiros

Inaugurado em 2017 pela atual administração, o Museu dos Tropeiros de Tupã recebe com frequência turistas de diversas cidades. O local abriga um acervo com diversas peças ligadas à cultura tropeira, que fazem parte da história da região.

Vale lembrar que o Museu dos Tropeiros conta com mais de duas mil peças relacionadas ao tropeirismo que foram reunidas ao longo dos anos pelo idealizador do acervo tropeiro e da Comitiva Tropeira, Luiz Gonzaga Tovo, "Nanguinho".

O Museu dos Tropeiros funciona no núcleo da antiga estação da FEPASA, em frente à Praça Rui Barbosa, ao lado da UNIVESP. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 13h e das 15h às 17h. O telefone para contato é (14) 3441–2221.

 

Um pouco sobre o Solar

Apresenta um espaço externo com mesas e bancos, onde famílias podem se reunir e realizar piqueniques, alunos podem se reunir para estudar, amantes das artes podem encontrar um lugar calmo e inspirador para criar novas obras ou usar o ambiente como objeto retratado.

O espaço interno do Solar é a casa de Luiz de Souza Leão, fundador de Tupã, contendo um grande conjunto de patrimônio histórico e cultural da cidade e da época, ajudando a preservar a história da cidade.

Localizado na quadra entre as ruas Caingangues, Coroados, Guaianazes e Guaranis, o Solar Luiz de Souza Leão, foi a residência do fundador da cidade. Construída em 1935, teve parte de seu terreno doado para a construção do atual prédio do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, que foi entregue na manhã do dia 21 de setembro de 1980.

Em 18 de julho de 1972, foi publicado no Diário Oficial o tombamento do prédio, que desde 1964 havia sido solicitado por Luiz de Souza Leão, e sob a morte dele o Solar seria doado à prefeitura, tombado e sediaria o Museu Índia Vanuíre.

Um dos sonhos do fundador da cidade era a entrega do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre em vida. Outro sonho do fundador era que fosse enterrado no quintal de sua casa (Solar), e esse desejo foi realizado.

O horário de funcionamento do Solar é de segunda a sexta das 8 às 17 horas e aos sábados das 8 às 14 horas na Rua Caingangs, 600. As visitas podem ser agendadas através do telefone (14) 3491-5896.

 

Serviço

Mais informações sobre museus, equipamentos e projetos culturais da prefeitura estão disponíveis na página oficial da Secretaria no Facebook: “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”, no Instagram: @secretariadeculturatupa, por meio das hashtag #culturatupa2019 e hashtags de cada projeto, ou pelo telefone (14) 3491-3015.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019