CAPS II oferece tratamento e acompanhamento para tupãenses - Prefeitura de Tupã

NOTÍCIAS


CAPS II oferece tratamento e acompanhamento para tupãenses

15 de Maio de 2019 - SAÚDE

Por: Assessoria de Imprensa


CAPS II oferece tratamento e acompanhamento para tupãenses

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), mantido pela Secretaria Municipal de Saúde, fornece atendimento gratuito para pacientes em sofrimento psíquico grave.

A unidade auxilia as pessoas de todas as faixas etárias, com ênfase na recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade. Para que isso aconteça, conta com equipe multiprofissional capacitada e diversas atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.

De acordo com a Diretora do Departamento de Saúde Mental, Nilcéa Guandalini, o CAPS II valoriza a vida e realiza apoio emocional para todas as pessoas que se sentirem deprimidas, com transtornos mentais, dependentes químicos e outras alterações de comportamento. “Não devemos menosprezar os sinais de infelicidade e desmotivação, muitas vezes o indivíduo precisa de um acolhimento que o ajude a enfrentar as dificuldades. Todos possuem o direito de ser ouvido e receber um atendimento humanizado”, disse.

            Nilcéa destacou sobre os demais atendimentos relacionados ao CAPS II. “Em nossa cidade também existe o ambulatório de saúde mental, o que auxilia positivamente na valorização da vida do indivíduo. Para receber atendimento basta se dirigir até a unidade localizada na Avenida Tapajós, ao lado do copo de bombeiros”, concluiu.

 A Secretária Municipal de Saúde, Célia Zeferino, destaca que o CAPS II é um núcleo de uma nova clínica produtora de autonomia. “Nosso acolhimento convida o usuário à responsabilização e ao protagonismo em toda a trajetória do seu tratamento”, finalizou.

 

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II)

O CAPS é uma unidade de serviço mantida pela saúde municipal, é aberto à comunidade e oferece atendimento diário.

É função dos CAPS:

  • Acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território;
  • Promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais;
  • Dar suporte e atenção à saúde mental na rede básica;
  • Promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

 

Atendimento

O CAPS II de Tupã está localizado na Rua Iracema, 100, Vila Sevilha. Os telefones para contato são (14) 3491-2061 e (14) 3491-2311 e o horário de funcionamento ocorre das 7 às 17. Todas as pessoas que procurarem a Unidade de Saúde CAPS II serão acolhidas por um profissional de nível superior da equipe técnica, que ouvirá e identificará suas necessidades.

Para receber tratamento, o indivíduo pode procurar o CAPS por demanda espontânea ou encaminhamento de diversos segmentos do município.





LEIA TAMBÉM


Tupã





Veja Também: Vídeos


Reconstrução passagem de águas fluviais Bairro Granada Tupã/SP
abrir vídeo +
Heal the World - Orquestra Maestro Julio de Castro
abrir vídeo +
Beyond The Blue Horizon - Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro
abrir vídeo +


Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP
Praça da Bandeira, 800 - Centro - 17600-380
Fone: (14) 3404-1000

Ouvidoria:
  0800 773 1600
  14 99876 9353

Prefeitura Municipal de Tupã © 2019